Nos dias 5 e 12 de novembro serão realizadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração, contados a partir da autorização do aplicador para o início das provas.
O participante somente deverá responder às questões da prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol) escolhida na inscrição.
Já no segundo dia do exame, o candidato terá que responder às questões das provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá 5 horas de duração, contadas a partir da autorização do aplicador para o início das provas.
Uma das recomendações para o aluno não ser eliminado, é prestar bastante atenção nas exigências que foram estabelecidas pelo edital.
Em 2023, assim como aconteceu nos outros anos, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estabeleceu uma série de regras a serem cumpridas pelos candidatos no dia da avaliação.
Ficou determinado que as provas serão realizadas em dois domingos consecutivos (antes, era aplicado em um único fim de semana, sábado e domingo). Portanto, fique ligado nas datas dos dias da provas: 5 e 12 de novembro.
De acordo com as regras deste ano, pode ser eliminado do Enem o participante que se comunicar de qualquer forma com qualquer pessoa que não seja o aplicador da prova ou utilizar livros, notas, papéis ou impressos durante a aplicação do exame.
Você também não poderá registrar ou divulgar, por imagem ou som, a realização da prova ou qualquer material utilizado no exame.
Outro motivo que pode eliminar você, é caso saia da sala de provas a partir das 13h sem o acompanhamento de um fiscal ou ir embora do local antes de ter passado duas horas do início das provas. A mesma regra vale para quem iniciar as provas antes das 13h30 ou da autorização do aplicador.
O candidato não poderá ficar com nenhum pertence durante a prova. Neste caso, deverá guardar no envelope porta-objetos todos os seus pertences, como óculos escuros, chapéu, caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, chaves e qualquer equipamento eletrônico (que deverá estar desligado).
A pessoa que descumprir a regra poderá ser eliminada da prova. Lembrando que o celular não pode ficar ligado dentro do envelope. Se o aparelho eletrônico, ainda que dentro do envelope porta-objetos, emitir qualquer tipo de som, como toque ou alarme, o participante será eliminado.
Quem for fazer prova será submetido à revista eletrônica e os objetos e lanches também serão vistoriados. O candidato para não ser eliminado, não pode recusar a vistoria.
Verifique todos os documentos exigidos, pois a permanência no local de prova sem documento de identificação válido pode eliminar o candidato.
Leia também | 3 maneiras de enganar seu cérebro e aprender um novo idioma rapidamente
Nos dois domingos em que as provas serão realizadas: os portões serão abertos às 12h e o fechamento às 13h, pelo horário de Brasília. O início da prova está marcado para às 13h30 nos dois dias de prova, mas o horário de término é diferente: no dia 5 de novembro, as provas terminam às 19h e no dia 12 de novembro, às 18h30
Outras informações acesse o endereço https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem.
Já se foi o tempo em que as pessoas chegavam aos 60 anos e achavam…
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…