Durante muito tempo fui um entusiasta dos concursos públicos, mas confesso que nunca tive condições de explorar os grandes cursinhos, hoje bem mais acessíveis. Claro, que o preço a ser pago pesa de diferentes medidas para cada pessoa e cada situação. Mas uma questão recorrente sempre foi: será que dá para estudar sem gastar?
A resposta é sim, porém você precisa entender que existe um caminho a ser trilhado. Aliás, é possível conferir alguns relatos interessantes sobre o árduo caminho de estudar para concursos sem ter o apoio de um material “caro” como base.
Em um canal no YouTube, uma estudante aprovada chamada Bruna Araújo mostrou sua trajetória até a aprovação. Dotada de profunda humildade e empatia, a jovem revelou desde o início que estudou por conta própria, buscando e utilizando diversos materiais gratuitos disponíveis na internet.
Bruna foi aprovada em 2 concursos estudando dessa maneira. Ela assumiu recentemente o cargo de escrevente técnico judiciário no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). Diversos concurseiros “profissionais” conhecem bem esse cargo, sendo a “menina dos olhos” para grande parte dos estudantes.
Além desse cargo, Bruna também foi aprovada no último concurso da Polícia Civil de São Paulo (PC-SP), o qual contou com a temida prova oral, conduzida pelos delegados da instituição. Levando em conta o salário e outras condições, a concurseira optou pelo seu cargo no TJ-SP.
Isso quer dizer que ela não apenas passou estudando com materiais gratuitos, mas também que pode escolher o cargo que assumiu. Isso veio, claro, depois de quase 6 anos de estudo, mas os detalhes da história eu deixo para que os interessados conheçam em seu canal no YouTube:
Certamente, a história de Bruna serve como incentivo para muitas pessoas que almejam um cargo público, mas se intimidam pela falta de grana em arcar com os custos de um cursinho e de materiais específicos.
Eu sei o quão confuso pode ser iniciar um processo de estudo para concurso. Afinal, são inúmeras matérias, conceitos inusitados e muita gente dando pitaco e ensinando fórmulas mágicas, quase inalcançáveis.
Você vai querer saber disso ainda hoje:
Aliás, o que não falta é gente vendendo curso, mentoria, coach, material e muito mais para os concurseiros. Hoje, é possível gastar menos de R$ 70 por mês para acessar grandes cursinhos e estudar para quase qualquer concurso. No entanto, fora isso, existem sites de questões, mentorias e outros serviços que também encarecem consideravelmente o processo.
Por isso, um passo a passo pode ajudar você a encontrar materiais gratuitos e a dar o pontapé inicial no seu processo de aprovação:
As matérias de direito estão entre as mais comuns de todos os concursos. Saiba que todas as leis expostas nos editais de concurso podem ser encontradas no site do planalto: www.planalto.gov.br.
Outras disciplinas como Português, Matemática, Raciocínio Lógico e Informática são facilmente encontradas em diversos sites e plataformas digitais gratuitas.
Utilizar materiais gratuitos é possível, mas sempre será recomendado contar com orientação e outros materiais mais bem organizados de modo estratégico. Por isso, se você possui condições de custear um bom curso, o investimento valerá a pena. Caso contrário, tudo bem, siga o passo a passo anterior.
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…