As famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) podem receber não apenas o Auxílio Brasil como também diversos outros benefícios, dentre eles o Tarifa Social de Energia Elétrica que pode dar até 65% de desconto na conta de energia.
Para garantir o programa de desconto de energia elétrica, o primeiro passo é se inscrever no CadÚnico, plataforma do governo que identifica os cidadãos em situação de vulnerabilidade garantindo assim uma série de benefícios especiais e políticas públicas.
Para garantir acesso no Tarifa Social de Energia Elétrica será necessário se enquadrar nos seguintes requisitos:
O desconto do programa é oferecido aos cidadãos conforme o consumo mensal de cada família, podendo variar entre 10% e 65%, onde o limite de consumo é de 220 kWh por mês, veja na tabela a seguir:
Consumo mensal | Percentual de desconto |
Até 30 kWh | 65% |
De 31 kWh a 100 kWh | 40% |
De 101 kWh a 220 kWh | 10% |
Cerca de 12 milhões de famílias em todo país já estão no programa de desconto de energia elétrica, entretanto, segundo dados do governo, cerca de 15,8 milhões de inscritos no CadÚnico podem aderir ao programa.
Para solicitar a adesão é necessário que as famílias se encaminhem a distribuidora de energia de sua cidade para comprovar que se encaixa nas exigências do programa para garantir os descontos.
Entretanto, a partir de janeiro de 2022, a inclusão das famílias ao programa será automática para quem está inscrito no CadÚnico ou para aquelas que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada), não sendo mais necessário procurar a companhia distribuidora de energia para solicitar o desconto.
Se você é daqueles que adoram um dorama romântico que faz o coração bater mais…
No Brasil, a saúde pública ainda é um verdadeiro desafio para o governo, e normalmente…
O Brasil é um verdadeiro paraíso, temos um clima agradável, pessoas acolhedoras, um país extremamente…
Viajar é um momento muito especial na vida de qualquer pessoa. Ter a chance de…
Quando falamos em regras de etiquetas, muitas pessoas logo imaginam que estamos querendo ensinar qual…
A gente nem imagina que muitos países já mudaram de nome ao longo da história.…