Chamadas

Governo pode fazer ajustes em mudanças nas regras do BPC

Uma notícia vem preocupando milhares de brasileiros que são beneficiados pelo BPC (Benefício de Prestação Continuada). Segundo informações, o governo federal pode ajustar as propostas de mudança nas regras do BPC para viabilizar a votação do pacote de corte de gastos. Pelo menos foi o que disse nesta terça-feira (10), o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan. Para ele, os ajustes serão pequenos e não deverão ter impacto na economia de recursos esperada.

As mudanças tem como objetivo ajustar as regras e garantir a sustentabilidade do programa. As principais propostas em discussão incluem:

  • Aumento dos critérios para cálculo da renda familiar: A ideia é ampliar a consideração da renda familiar para incluir não apenas os membros da mesma casa, mas também outros parentes que contribuam para a renda do beneficiário. Essa mudança poderia reduzir o número de pessoas elegíveis ao benefício.
  • Proibição da retirada de rendas não previstas em lei: O governo busca impedir que beneficiários recebam outras fontes de renda que não estejam de acordo com as regras do BPC.
  • Exigência de biometria para atualização cadastral: A biometria já é exigida para novos pedidos de BPC, e a proposta é estendê-la para a atualização cadastral, visando evitar fraudes e garantir que o benefício seja destinado às pessoas realmente necessitadas.
  • Atualização da Classificação Internacional de Doenças (CID): Os cadastros desatualizados há mais de dois anos precisarão ser renovados e incluir a CID, o que garante uma avaliação mais precisa da incapacidade do beneficiário.
  • Suspensão do benefício para quem não atualizar o cadastro: Beneficiários que não atualizarem seus cadastros no prazo estabelecido terão o pagamento do BPC suspenso.

Leia também | 6 comportamentos que só pessoas mais inteligentes costumam ter

Deputados estão preocupados com a mudança nas regras do BPC

Durigan explicou após almoço com a Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE): “A preocupação é legítima. A gente fez um debate dentro do governo, envolvendo uma série de ministérios, de atores políticos, e a gente chegou a um consenso. O BPC tem uma preocupação da bancada do PT que a gente entendeu e vai internalizar”, conforme informou a Agência Brasil.

Na segunda-feira (9), Durigan reuniu-se com a bancada do PT na Câmara dos Deputados, onde ouviu as preocupações do partido com o projeto que endurece as regras de acesso ao BPC. 

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

5 situações que a revisão pode aumentar o valor da aposentadoria em 2026

Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…

1 semana atrás

Faculdade para se formar rápido? Veja os cursos mais rápidos do Brasil

Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…

2 semanas atrás

15 doenças mais ‘fáceis’ se aposentar pelo INSS

Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…

2 semanas atrás

11 doenças na coluna que podem dar direito a aposentadoria em 2026

Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…

2 semanas atrás

15 países com os melhores sistemas de aposentadoria do mundo

O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…

2 semanas atrás

Aposentadoria por obesidade: Consulte se você tem direito

A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…

2 semanas atrás