O mundo artístico está em luto. Morreu nesta segunda-feira (29) a atriz Jandira Martini, aos 78 anos, em São Paulo, no Hospital 9 de Julho, onde estava internada para tratamento contra um câncer no pulmão. O ator Marcos Caruso, grande amigo de longa data de Jandira, confirmou a notícia em publicação nas redes sociais.
“Jandira Martini, minha maior amiga e prova de que os opostos se atraem e se completam. Juntos escrevemos peças, roteiros de cinema, séries e novelas. Minha grande confidente, conselheira e responsável pelas minhas maiores gargalhadas. Minha mestra. Sabe quando você passa pela escola na qual você estudou e vê que o prédio foi demolido? Assim me sinto com a sua partida”, escreveu o ator.
Filha do ourives Alfredo Lalia e da dona-de-casa Jandira Gião, Jandira graduou-se em 1967 em Letras pela Universidade Católica de Santos (UniSantos) e anos mais tarde em Interpretação pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (EAD-USP).
Estreou na televisão em 1966. Participando de novelas como “Ilusões Perdidas”, “Beto Rockfeller”, “Uma Rosa Com Amor”, “Saramandaia”, “Dancin’ Days”, “Roda de Fogo”. Ganhou destaque ao viver a personagem Theodora na novela da Globo, “Sassaricando”.
Também teve uma carreira de destaque no teatro, sendo uma das fundadoras do grupo Royal Bexiga’s Company e produzindo diversos trabalhos em parceria com o amigo de longa data Marcos Caruso. Entre as comédias de sucesso escritas pela dupla estão “Porca Miséria” (com a qual venceram o Prêmio Shell de Teatro de melhores autores em 1993), “Sua Excelência, o Candidato” e “Os Reis do Improviso”.
Em 1990, fez a telenovela da Rede Manchete “A História de Ana Raio e Zé Trovão” com um papel de destaque e também foi colaboradora de roteiro. Ainda na Manchete, fez a minissérie “O Fantasma da Ópera”. A atriz também participou de produções do SBT como “Éramos Seis”, “Sangue do Meu Sangue” e “Brava Gente”.
Em 2001, voltou a ser contratada da Rede Globo, participando da minissérie “Os Maias”, e no 2° semestre do mesmo ano fez a novela de Glória Perez, “O Clone”, interpretando a personagem Zoraide.
Também na emissora carioca integrou o elenco de “América”, “Desejo Proibido”, “Caminho das Índias”, “Morde & Assopra” e “Salve Jorge”. Na Band, em 1983, participou da novela “Braço de Ferro”, escrita pelo seu amigo Marcos Caruso. Ela interpretou a personagem Celina.
Seu último trabalho foi no filme “Uma Pitada de Sorte”, lançado em 2022, onde viveu a mãe da personagem interpretada por Fabiana Karla.
Leia também | One Piece: 5 personagens que podem entrar na tripulação de Luffy
Muitos artistas foram para as redes sociais para expressar sua dor ao saber da morte da atriz. “O que? A Jandira Martini? Meu Deus, quanta tristeza. Meu Deus”, escreveu Marisa Orth. “Meus sentimentos, caruso. um beijo carinhoso em você”, disse Carolina Dieckmann.
“Jandira Martini, minha maior amiga e prova de que os opostos se atraem e se completam. Juntos escrevemos peças, roteiros de cinema, séries e novelas. Minha grande confidente, conselheira e responsável pelas minhas maiores gargalhadas. Minha mestra. Sabe quando você passa pela escola na qual você estudou e vê que o prédio foi demolido? Assim me sinto com a sua partida”, escreveu no Instagram, Marcos Caruso.
“Nossa que triste. Sua parceira sinto muito. Um abraço bem carinhoso em você”, escreveu a atriz Regiane Alves.
“Todo nosso sentimento, querido amigo”, escreveu Otaviano Costa.
“Grande atriz! Tive o privilégio de estar em um filme com ela… Tão bom estar ao lado de grandes atrizes… Muito triste. Um forte abraço querido”, escreveu Flávia Reis.
O corpo de Jandira será velado na noite desta terça-feira (30), no cemitério Funeral Home, em São Paulo. A cerimônia será fechada para amigos e familiares.
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…