A luz solar é uma grande aliada da sua saúde mental. Toda informação que temos acesso atualmente, somada às cobranças no trabalho e a problemas familiares, tem causado, cada vez mais, crises de ansiedade e depressão.
A luz do sol nos ajuda a ter mais disposição durante o dia, além de ser uma grande aliada no combate às doenças mentais. Se você quer manter sua sanidade em dia, é preciso entender como o sol pode te ajudar.
Confira nos próximos, com base na opinião de especialistas, como a luz solar pode te ajudar a combater a ansiedade e a depressão.
Antes de falarmos como a luz solar pode ajudar, precisamos pontuar um fato: de acordo com um dos últimos mapeamentos globais de transtornos mentais, realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil possui a população com a maior porcentagem de transtornos de ansiedade do planeta.
Cerca de 9,3% dos brasileiros sofrem de ansiedade, após o Brasil, vem os seguintes países: Paraguai (7,6%), Noruega (7,4%), Nova Zelândia (7,3%) e Austrália (7%).
Ainda segundo a OMS, 5,8% dos brasileiros sofrem de depressão, isso equivale a, aproximadamente, 11,7 milhões de pessoas. Ou seja, o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o mais depressivo da América Latina.
A luz solar é uma das principais fontes de vitamina D. As pessoas com níveis corretos de vitamina D possuem um menor risco de depressão e transtornos de ansiedade.
Além disso, se expor a luz do sol diariamente vai te ajudar a regular o seu ritmo circadiano, melhorando o seu sono. Uma boa noite de sono é fundamental para a melhoria da saúde mental, afinal, noites ruins podem colaborar para que transtornos mentais como depressão e ansiedade aconteçam.
A exposição regular a luz solar estimula a liberação de serotonina e endorfinas no cérebro. A serotonina é um neurotransmissor conhecido como o “hormônio do bem-estar, já as endorfinas são substâncias químicas que diminuem o estresse e a ansiedade.
Leia+: 10 óleos essenciais que podem ajudar a aliviar a ansiedade
A exposição ao sol de manhã é ótima para regular o seu relógio biológico (ritmo circadiano) e ajudar a combater os transtornos mentais. Saia para receber um pouco de luz solar antes das 10 horas da manhã.
Geralmente, de 15 a 30 minutos de exposição a luz solar direta, de duas a três vezes semanais, é o ideal para manter níveis corretos de vitamina D, além de colaborar para uma melhor saúde mental.
O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…
Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…
Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…
Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…
Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem…
Atualmente acredite ou não existem mais de 7.139 línguas faladas em todo o mundo, só…