A luz solar é uma grande aliada da sua saúde mental. Toda informação que temos acesso atualmente, somada às cobranças no trabalho e a problemas familiares, tem causado, cada vez mais, crises de ansiedade e depressão.
A luz do sol nos ajuda a ter mais disposição durante o dia, além de ser uma grande aliada no combate às doenças mentais. Se você quer manter sua sanidade em dia, é preciso entender como o sol pode te ajudar.
Confira nos próximos, com base na opinião de especialistas, como a luz solar pode te ajudar a combater a ansiedade e a depressão.
Antes de falarmos como a luz solar pode ajudar, precisamos pontuar um fato: de acordo com um dos últimos mapeamentos globais de transtornos mentais, realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil possui a população com a maior porcentagem de transtornos de ansiedade do planeta.
Cerca de 9,3% dos brasileiros sofrem de ansiedade, após o Brasil, vem os seguintes países: Paraguai (7,6%), Noruega (7,4%), Nova Zelândia (7,3%) e Austrália (7%).
Ainda segundo a OMS, 5,8% dos brasileiros sofrem de depressão, isso equivale a, aproximadamente, 11,7 milhões de pessoas. Ou seja, o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o mais depressivo da América Latina.
A luz solar é uma das principais fontes de vitamina D. As pessoas com níveis corretos de vitamina D possuem um menor risco de depressão e transtornos de ansiedade.
Além disso, se expor a luz do sol diariamente vai te ajudar a regular o seu ritmo circadiano, melhorando o seu sono. Uma boa noite de sono é fundamental para a melhoria da saúde mental, afinal, noites ruins podem colaborar para que transtornos mentais como depressão e ansiedade aconteçam.
A exposição regular a luz solar estimula a liberação de serotonina e endorfinas no cérebro. A serotonina é um neurotransmissor conhecido como o “hormônio do bem-estar, já as endorfinas são substâncias químicas que diminuem o estresse e a ansiedade.
Leia+: 10 óleos essenciais que podem ajudar a aliviar a ansiedade
A exposição ao sol de manhã é ótima para regular o seu relógio biológico (ritmo circadiano) e ajudar a combater os transtornos mentais. Saia para receber um pouco de luz solar antes das 10 horas da manhã.
Geralmente, de 15 a 30 minutos de exposição a luz solar direta, de duas a três vezes semanais, é o ideal para manter níveis corretos de vitamina D, além de colaborar para uma melhor saúde mental.
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…