Saúde e bem estar

Luz solar: Aprenda como combater a ansiedade e depressão

A luz solar é uma grande aliada da sua saúde mental. Toda informação que temos acesso atualmente, somada às cobranças no trabalho e a problemas familiares, tem causado, cada vez mais, crises de ansiedade e depressão.

A luz do sol nos ajuda a ter mais disposição durante o dia, além de ser uma grande aliada no combate às doenças mentais. Se você quer manter sua sanidade em dia, é preciso entender como o sol pode te ajudar.

Confira nos próximos, com base na opinião de especialistas, como a luz solar pode te ajudar a combater a ansiedade e a depressão.

Como a ansiedade e a depressão atinge a população

Antes de falarmos como a luz solar pode ajudar, precisamos pontuar um fato: de acordo com um dos últimos mapeamentos globais de transtornos mentais, realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil possui a população com a maior porcentagem de transtornos de ansiedade do planeta.

Cerca de 9,3% dos brasileiros sofrem de ansiedade, após o Brasil, vem os seguintes países: Paraguai (7,6%), Noruega (7,4%), Nova Zelândia (7,3%) e Austrália (7%).

Ainda segundo a OMS, 5,8% dos brasileiros sofrem de depressão, isso equivale a, aproximadamente, 11,7 milhões de pessoas. Ou seja, o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o mais depressivo da América Latina. 

Entenda como a luz solar ajuda a combater a ansiedade e depressão

A luz solar é uma das principais fontes de vitamina D. As pessoas com níveis corretos de vitamina D possuem um menor risco de depressão e transtornos de ansiedade. 

Além disso, se expor a luz do sol diariamente vai te ajudar a regular o seu ritmo circadiano, melhorando o seu sono. Uma boa noite de sono é fundamental para a melhoria da saúde mental, afinal, noites ruins podem colaborar para que transtornos mentais como depressão e ansiedade aconteçam.

A exposição regular a luz solar estimula a liberação de serotonina e endorfinas no cérebro. A serotonina é um neurotransmissor conhecido como o “hormônio do bem-estar, já as endorfinas são substâncias químicas que diminuem o estresse e a ansiedade.

Leia+: 10 óleos essenciais que podem ajudar a aliviar a ansiedade

Qual melhor hora para pegar sol?

A exposição ao sol de manhã é ótima para regular o seu relógio biológico (ritmo circadiano) e ajudar a combater os transtornos mentais. Saia para receber um pouco de luz solar antes das 10 horas da manhã.

Geralmente, de 15 a 30 minutos de exposição a luz solar direta, de duas a três vezes semanais, é o ideal para manter níveis corretos de vitamina D, além de colaborar para uma melhor saúde mental.

Matheus Vinicius Ribeiro

Redator, atuando ativamente há mais de 5 anos no mercado do jornalismo digital.

Postagens recentes

5 situações que a revisão pode aumentar o valor da aposentadoria em 2026

Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…

1 semana atrás

Faculdade para se formar rápido? Veja os cursos mais rápidos do Brasil

Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…

2 semanas atrás

15 doenças mais ‘fáceis’ se aposentar pelo INSS

Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…

2 semanas atrás

11 doenças na coluna que podem dar direito a aposentadoria em 2026

Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…

2 semanas atrás

15 países com os melhores sistemas de aposentadoria do mundo

O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…

2 semanas atrás

Aposentadoria por obesidade: Consulte se você tem direito

A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…

2 semanas atrás