O trabalho como Microempreendedor Individual (MEI) pode proporcionar diversos benefícios, mas o trabalhador não terá os direitos garantidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Portanto, muitos profissionais possuem dúvidas sobre empreender como MEI ou trabalhar como CLT. Decidimos montar um artigo explicando as vantagens e desvantagens dos dois caminhos para você decidir.
Carteira assinada
Quando um trabalhador atua de carteira assinada, ele tem acesso a diversos benefícios garantidos pela legislação trabalhista, alguns dos direitos do trabalhador CLT não estão previstos para Microempreendedores Individuais.
Quem atua de carteira assinada tem direito a diversos benefícios e a uma segurança financeira, algo inexistente para Microempreendedores Individuais. Entretanto, muitas vezes, a remuneração do trabalho CLT pode não ser das melhores, dependendo do seu cargo.
Existem muitos direitos trabalhistas para quem tem carteira assinada, mas confira abaixo alguns benefícios do trabalhador CLT que não existem no MEI:
- Fundo de Garantia;
- Seguro-desemprego;
- Folga semanal remunerada;
- Férias anuais;
- Adicional noturno;
- Adicional periculosidade;
- Adicional insalubridade.
- Direitos trabalhistas.
Leia também | Os 6 direitos trabalhistas que todos devem conhecer
Microempreendedor Individual
O MEI é um modelo empresarial que visa formalizar pequenos empreendedores, neste caso, o trabalhador pode perder diversos direitos trabalhistas, mas terá a expectativa de um faturamento maior (limitado a R$ 81 mil por ano e R$ 6750 por mês).
Portanto, para um trabalhador que ganha um salário mínimo, o MEI pode oferecer a possibilidade de uma renda maior, entretanto, é preciso ter um empreendimento validado e que já venha te proporcionando lucro, para evitar um risco.
No MEI, o empreendedor paga um pequeno valor mensal e tem acesso a diversos benefícios previdenciários (o trabalhador CLT também tem acesso a esses benefícios), confira alguns deles:
- auxílio-doença;
- auxílio-acidente;
- aposentadoria por idade;
- salário-maternidade (após cumprir carência); e
- auxílio-reclusão.
MEI ou CLT
Se a sua remuneração como CLT for muito baixa, pode valer a pena se arriscar no MEI em alguns casos. Entretanto, ser Microempreendedor pode ser arriscado, é preciso avaliar diversos fatores e entender seu negócio.
Se você busca segurança financeira e seu Microempreendedor Individual não te proporciona uma grande expectativa de lucro, ser CLT é o melhor caminho, você estará protegido pela legislação trabalhista.
Entretanto, se você sabe que seu MEI pode proporcionar um bom faturamento, empreender pode ser a solução para mudar sua vida. Porém, não se esqueça, a quantidade de serviços prestados ou produtos vendidos, corresponderá ao seu faturamento, você precisa vender para sobreviver.
Leia também | Como um MEI pode solicitar auxílio-doença em 2024?
MEI ou CLT: Conclusão
Faça uma análise da sua situação e estude tudo, nos mínimos detalhes, para chegar a uma conclusão. Lembrando, é possível ter um MEI e trabalhar como CLT, mas você perderá seu seguro-desemprego em caso de demissão.
Não seja preguiçoso ou faça as coisas pela emoção, tenha compromisso com seu futuro e veja o que será benéfico para o seu futuro. Existem vantagens e desvantagens tanto no MEI como CLT, reflita com paciência e atenção.
Comentários estão fechados.