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Ministério do Trabalho criará plataforma para atendimento ao cidadão

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) está lançando uma nova plataforma chamada Una para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços oferecidos

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) está lançando uma nova plataforma chamada Una para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços oferecidos. O projeto-piloto começará em 11 de dezembro de 2024, no estado do Rio de Janeiro, com a expectativa de que a plataforma esteja disponível para todos no primeiro semestre de 2025.

O objetivo principal é que as solicitações sejam atendidas de forma mais rápida e segura. Para isso, será oferecido um conjunto de funcionalidades para o gerenciamento de serviços de atendimento presencial ou remoto. A plataforma possibilitará o envio de documentos digitalizados, além de acompanhar ou remarcar agendamentos, conforme informou a Agência Brasil.

A plataforma Una vai permitir que você possa solicitar serviços como a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), possa agendar e esclarecer dúvidas sobre a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Também estão previstos o agendamento e esclarecimento de dúvidas sobre abono salarial, registro profissional e o agendamento e seguro desemprego, entre outros. A plataforma promete agilizar os processos, reduzindo o tempo de espera e burocracia.

A medida tem como objetivo acabar com filas e deslocamentos para agendar serviços. Ter maior controle sobre os processos e acompanhamento das solicitações.

Como será a segurança dos dados pessoais dos usuários?

O MTE afirma que o trabalhador não precisará ficar preocupado pois a plataforma Una é segura. A segurança dos dados pessoais é uma preocupação fundamental em qualquer plataforma digital, especialmente quando se trata de informações sensíveis como as relacionadas ao trabalho e emprego. 

O Ministério do Trabalho, ao criar essa nova plataforma, certamente tem em mente a importância de garantir a proteção desses dados.

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Projeto piloto

O projeto-piloto da plataforma unificada de atendimento do Ministério do Trabalho, começou nesta quarta-feira, 11 de dezembro de 2024, no estado do Rio de Janeiro. O objetivo é identificar e solucionar possíveis problemas antes de uma implementação mais ampla.

Para outras informações, entre em contato com o Ministério do Trabalho. Acesse os canais de atendimento do MTE: https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br

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