Nesta terça-feira (03) começou a ser emitido o novo passaporte brasileiro, pela Polícia Federal (PF) aqui no Brasil. Já no exterior, o modelo começará a ser expedido em embaixadas e consulados do Brasil apenas em 2024.
O novo passaporte é fabricado em parceria com a Casa da Moeda que inclui mais itens de segurança, que vão dificultar a falsificação.
O documento tem novos itens de segurança que incluem tecnologias de impressão e marca d’água aprimoradas, elementos de segurança holográficos, fio de segurança, chip eletrônico, foto com inserção de elemento codificado (alphanumeric coded image) e outros recursos de proteção contra falsificações, segundo informou a Polícia Federal.
A partir de agora, quem comparecer ao posto da Polícia Federal já receberá o novo modelo. Segundo a PF, não haverá alteração do valor da taxa de emissão de passaporte, atualmente em R$ 257,25. Para casos de urgência de emergências, é mais caro: R$ 334,42. O valor também aumenta se a pessoa deixar de apresentar o documento vencido.
Em nota, a PF disse que o novo passaporte de viagem chega com a proposta de se tornar um cartão de visitas do cidadão brasileiro para o mundo.
“O novo passaporte de viagem chega com a proposta de se tornar um cartão de visitas do cidadão brasileiro para o mundo. O documento é temático e homenageia todas as regiões do Brasil por meio de ícones representativos dos biomas e da cultura de cada local”.
O cidadão só deverá trocar o atual documento pelo novo passaporte brasileiro quando o antigo vencer. A validade continua sendo de dez anos.
O serviço de emissão e renovação de passaportes está funcionando normalmente em todo o país.
Após a solicitação do novo documento, você deverá esperar entre 6 a 10 dias para receber o novo passaporte brasileiro. As informações sobre as etapas e documentos necessários para a solicitação do passaporte podem ser consultadas na página da PF na internet.
Leia também | O banco pode descontar dívidas em conta salário?
A capa, que na versão anterior tinha menos elementos, agora volta a destacar o Brasão da República e, na lateral, traz uma estampa com o símbolo da bandeira.
Nas páginas internas, foram desenhados em cores ícones representativas dos diversos biomas e culturas de todas as regiões brasileiras.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…