Escolher um curso universitário pode ser um baita desafio. Tem gente que já sai do ensino médio sabendo exatamente o que quer, mas, para muitos, a coisa não é assim tão fácil. Às vezes, parece que a pressão de escolher algo definitivo para o resto da vida transforma a escolha em uma espécie de roleta-russa. Mas calma lá, dá para fazer essa decisão ser mais leve e, acredite, mais inteligente!
Primeiro de tudo, se você não sabe o que fazer, parabéns! Isso mesmo, você está numa posição incrível. É um sinal de que não está disposto a fazer qualquer coisa só pra agradar os outros, e isso é ótimo! Existem muitas opções de cursos que podem abrir portas e preparar você para uma série de carreiras — e o melhor: te dar tempo para descobrir o que realmente gosta.
Se você está indeciso, cursos como Administração, Publicidade e Propaganda e até Relações Internacionais podem ser grandes aliados. A Administração, por exemplo, é o curso com maior número de matrículas no Brasil.
De acordo com o Censo da Educação Superior, em 2021, esse curso tinha mais de 800 mil alunos. Por quê? Simples. Ele oferece um conhecimento amplo que pode ser usado em quase qualquer setor: saúde, tecnologia, entretenimento… Você escolhe!
Publicidade e Propaganda também tem um leque enorme de possibilidades. Quer trabalhar em uma agência, criar campanhas de marketing, trabalhar com redes sociais, ou até no setor de comunicação de grandes empresas? Essa graduação te dá uma base criativa e prática para isso tudo.
E se, ao longo do curso, você perceber que quer algo mais específico, é possível migrar para áreas como Design, Marketing Digital ou até jornalismo.
Agora, se você é do tipo que ama observar o que acontece ao redor e curte entender a sociedade, Comunicação Social pode ser seu paraquedas. Esse curso oferece uma formação generalista e prepara para várias áreas, de jornalismo a produção de conteúdo online, que estão super em alta.
E, cá entre nós, habilidades de comunicação são valorizadas em praticamente todas as carreiras. Em um mundo onde tudo é digital e quase todo trabalho exige interação, saber escrever bem, falar bem e se comunicar em diferentes mídias é um diferencial gigantesco.
Aliás, com o avanço da inteligência artificial, as carreiras focadas em habilidades exclusivamente humanas, como a comunicação, têm se mostrado especialmente importantes.
Já pensou em cursar algo na área de tecnologia? Ok, você não precisa necessariamente escolher Engenharia de Software ou Ciência da Computação de cara. Cursos como Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Sistemas para Internet são opções mais curtas e específicas.
E o legal é que esses cursos costumam ter um mercado aquecido e oferecer um retorno rápido.
Hoje, o Brasil está entre os maiores consumidores de tecnologia no mundo. E, como aponta a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a demanda por profissionais na área de TI só aumenta. Isso significa que, mesmo sem ter certeza do que quer fazer pra sempre, um curso em tecnologia te dá habilidades que são quase uma “garantia” de empregabilidade.
Você vai querer saber disso hoje:
Se a ideia de trabalhar com números e planilhas te causa calafrios, mas você tem um lado criativo, dá uma olhada em cursos de Design, Artes Visuais e outros da chamada “economia criativa”. Esses cursos são perfeitos para quem gosta de criar, inovar e, ao mesmo tempo, trabalhar com uma certa liberdade.
O mercado da economia criativa, que envolve tudo de cultura e entretenimento a design e moda, já representa 2,61% do PIB brasileiro. Ou seja, criatividade pode sim dar dinheiro!
E o bom do Design é que ele te abre portas para várias áreas: ilustração, web design, design de produtos e até games. Além disso, com o avanço da internet e da cultura digital, o mercado só cresce.
Agora, se você gosta de resolver problemas, mas também tem um lado voltado para as pessoas, Psicologia pode ser uma surpresa interessante. Sim, porque além de ser uma profissão em si, a psicologia é uma graduação que ensina habilidades extremamente úteis em áreas como Recursos Humanos, Marketing e até UX (experiência do usuário) em tecnologia.
Outro curso multidisciplinar é a própria Ciência da Computação. Ao contrário do que muita gente pensa, ela não é só sobre programar.
Durante o curso, você aprende lógica, análise de dados e, claro, um pouco sobre o mundo da tecnologia. E essas habilidades se aplicam a inúmeras áreas que precisam de profissionais com pensamento lógico e estratégico.
Se você realmente quer um “melhor curso” para quem não sabe o que fazer, pense em algo que te dê uma base sólida e te permita mudar de caminho mais à frente. Cursos mais generalistas, como Administração, Relações Internacionais e Comunicação, oferecem conhecimentos amplos e uma visão completa de diferentes áreas de atuação.
O segredo é: se permita experimentar. Os estágios, atividades extracurriculares e projetos são ótimas maneiras de descobrir o que você realmente gosta. E, mais importante, lembre-se de que você não precisa ter certeza absoluta. Afinal, a vida profissional é cheia de mudanças e ajustes. E o mercado está mais aberto do que nunca para quem tem curiosidade e disposição para aprender.
Então, qual é o melhor curso? É aquele que abre portas, que te dá opções e que te deixa livre para se reinventar. Não precisa de um único caminho; precisa é de coragem para explorar.
O mercado de trabalho anda em constantes mudanças graças às rápidas inovações tecnológicas. Esse movimento…
A Pensão por Morte é um benefício previdenciário concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social…
Você pode amar muito a sua profissão e ser muito competente no que faz. Mas…
Se você depende do auxílio-doença do INSS, pode estar preocupado com a notícia: 9 em…
Fantasmas, né? Todo mundo já ouviu alguma história, já sentiu um arrepio inexplicável, ou pelo…
Conheça algumas curiosidades impressionantes e pouco conhecidas da história do Brasil, saiba detalhes sobre a…