Chamadas

O Que é a ‘Doença do Tempo’ e Como Combatê-la

Você deve está se perguntando que doença é essa chamada como “Doença do Tempo”? Segundo o Dr. Larry Dossey, que para descrever o estresse crônico resultante da sensação de que o tempo está sempre escapando, criou o termo “Doença do Tempo”. 

Embora não seja uma doença no sentido tradicional, essa condição afeta a saúde física e mental, contribuindo para o desenvolvimento de doenças como ansiedade, depressão e problemas cardíacos.

Em seu livro Space, Time & Medicine (1982), o Dr. Larry Dossey, descreve a Time Sickness (“Doença do Tempo”). Segundo ele, a pessoa tem a sensação constante de que o tempo está escapando e de que nunca é o suficiente, causando o estresse e possíveis impactos na saúde. 

Isso acontece quando uma pessoa se sente sobrecarregada por uma lista infinita de tarefas que parece que não vão terminar nunca. Esse estado de urgência constante alimenta a culpa, o esgotamento e a impressão de que você nunca está fazendo o bastante.

Causas

A sociedade moderna valoriza a produtividade e a velocidade, levando as pessoas a sentirem-se constantemente pressionadas para realizar mais em menos tempo, ou seja, mantendo um ritmo acelerado.

Embora a tecnologia facilite a comunicação e o acesso à informação, também pode ser uma fonte de distrações e interrupções, dificultando a concentração e aumentando a sensação de sobrecarga.

Você acaba tendo dificuldade para estabelecer limites entre o trabalho e a vida pessoal, bem como a pressão para estar sempre disponível. Isso acaba contribuindo para uma sensação de que o tempo é insuficiente.

Leia também | Estudo propõe mudar faculdades no Brasil: 6 grandes áreas podem ser criadas

Sintomas

Preocupação constante com o tempo: A pessoa sente que nunca tem tempo suficiente para realizar suas tarefas e está sempre correndo contra o relógio.

Irritabilidade e impaciência: A sensação de falta de tempo pode levar à irritabilidade e à impaciência com os outros.

Dificuldade de concentração: A mente está sempre ocupada com a próxima tarefa, dificultando a concentração no presente.

Insônia: A ansiedade e o estresse podem prejudicar o sono, levando à insônia e ao cansaço.

Problemas de saúde: A “doença do tempo” pode contribuir para o desenvolvimento de doenças como ansiedade, depressão, hipertensão e problemas cardíacos.

Como combater

A melhor maneira para você evitar a “Doença do Tempo” é aprendendo a priorizar tarefas, definir metas realistas e evitar a procrastinação. Isso pode ajudar a organizar o tempo de forma mais eficiente.

Pratique a atenção plena, focando no presente e aceitando os pensamentos e sentimentos sem julgamento, isso pode reduzir o estresse e a ansiedade.

Definir horários para trabalhar e para se dedicar a outras atividades, como lazer e descanso, é fundamental para evitar a sobrecarga.

Reservar momentos do dia para se desconectar do celular, do computador e de outras tecnologias, isso vai ajudar a reduzir o estresse e a melhorar a qualidade do sono.

Se a “Doença do Tempo” estiver afetando significativamente a sua qualidade de vida, é importante buscar ajuda de um profissional de saúde mental.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

5 situações que a revisão pode aumentar o valor da aposentadoria em 2026

Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…

1 semana atrás

Faculdade para se formar rápido? Veja os cursos mais rápidos do Brasil

Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…

2 semanas atrás

15 doenças mais ‘fáceis’ se aposentar pelo INSS

Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…

2 semanas atrás

11 doenças na coluna que podem dar direito a aposentadoria em 2026

Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…

2 semanas atrás

15 países com os melhores sistemas de aposentadoria do mundo

O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…

2 semanas atrás

Aposentadoria por obesidade: Consulte se você tem direito

A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…

2 semanas atrás