Chamadas

Os 6 passos necessários para ter uma carreira bem sucedida

Quando pensamos no nosso trabalho e em nossa carreira profissional, claramente imaginamos um futuro em que somos bem sucedidos, em que nos destacamos e fazemos a diferença dentre do nosso nicho de mercado.

Contudo, apesar de sonharmos com essas situações, muitas pessoas acabam se perdendo no processo, no caminho que precisam seguir para conseguirem fazer com que esse sonho deixe de ser um sonho e se torne uma realidade.

Justamente por isso, decidimos nos aprofundar em nossa pesquisa, conversando com especialistas e realizando diversas buscas para chegar a um tema muito legal: os passos necessários que uma pessoa deve seguir para ter uma carreira de sucesso.

Se você está começando sua jornada agora, ou mesmo você que está no meio do caminho e se sente perdido com as suas escolhas, ou ainda, quais escolhas fazer, então esses passos são para você.

Primeiro passo: Escolha uma profissão

Antes de tudo, o primeiro passo que qualquer pessoa deve dar é escolher uma profissão para seguir. É preciso se estratégico aqui, pesquisando sobre diferentes campos de interesse, considerando quais são seus gostos pessoais, o mercado de trabalho, as médias salariais, as projeções para o futuro e assim por diante.

São tantas variáveis para se escolher uma profissão, que tudo acaba ficando muito confuso, mas isso faz parte, geralmente nos sentimos inseguros com uma decisão tão importante, mas uma hora, você saberá exatamente qual escolher.

Para te ajudar a encontrar profissões que se encaixam melhor ao seu perfil é realizar testes vocacionais, onde você encontrará as profissões que mais combinam com você, e em seguida pegue essas profissões e procure sobre o mercado de trabalho e projeções futuras sobre as áreas.

Segundo passo: Ganhe experiência

Aqui existe um grave problema, todo mundo quer tudo muito rápido, quer sair da faculdade ou do curso em uma carreira bem sucedida, com salário mais alto. Mas aqui vai uma verdade: não é assim que funciona!

Primeiro, será preciso que você ganhe experiências na área, conheça melhor os setores dos quais você está inserido. A verdade é que existe uma disparidade entre teoria e prática, e após aprender na teoria, é fundamental aprender na prática, e isso vem com o tempo, não é do dia para noite.

Terceiro passo: Se especialize

Não é porque você se formou e já possuí experiência que necessariamente você terá uma carreira bem sucedida, agora que você já tem sua profissão e está tendo experiências na área, chegou a hora de se especializar.

Quanto mais conhecimento você adquire, mais diferenciado e necessário você será para o mercado. Suas especializações podem vir por meio de escolhas de MBA, pós-graduação, certificações profissionais, workshops, seminários, em fim, o importante é estar investindo constantemente no seu conhecimento.

Leia também | 4 passos que funcionam para pedir um aumento de salário

Quarto passo: Construa uma rede de contatos

Mesmo que você tenha uma carreira, experiência e especializações, pode ser que você ainda não consiga uma carreira bem sucedida, e o motivo? A falta de networking! Não dá para negar aquela famosa frase “quem tem contato tem tudo”.

Para ser um profissional bem-sucedido, é fundamental construir uma rede de contatos, é extremamente importante que você desenvolva habilidades interpessoais de comunicação para atrair o máximo de pessoas possíveis para o seu lado.

Ao invés de ver uma pessoa como inimiga, concorrente, ou mesmo alguém que você não goste, aprenda a ser persuasivo, e entenda que quanto mais contatos você tem, maiores são suas chances de encontrar boas oportunidades.

Quinto passo: Esteja atualizado

No mercado de trabalho, é fundamental que as pessoas estejam devidamente atualizadas com a tendência do seu setor. Por exemplo, imagine que você tem experiência em um software que está deixando de ser usado, então seu conhecimento lentamente está sendo descartado.

Dessa maneira, é fundamental que você esteja sempre atualizado sobre tudo que é novo no seu setor, e para isso não é difícil, basta acompanhar portais, especialistas, revistas e publicações que falam sobre seu nicho de mercado, isso pode fazer total diferença na sua carreira e na hora de procurar se capacitar.

Sexto passo: Crie metas atingíveis

Sabe porque muitas pessoas fracassam no caminho? Porque colocam metas tão inalcançáveis, que de fato, se torna muito difícil alcançar suas metas e objetivos. Dessa maneira, é fundamental que você estabeleça suas metas de forma que elas sejam acessíveis para você.

De nada adianta colocar uma meta que você nem ao menos sabe o que é preciso para chegar lá. Sendo assim, a partir de agora estabeleça metas claras e atingíveis, para que você, passo a passo conquiste os seus objetivos.

Ricardo

Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país.

Postagens recentes

Tomar banho a noite pode melhorar sua qualidade de sono

Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…

4 horas atrás

INPP abre inscrições para concurso com salários acima de R$ 13 mil

O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu  inscrições para o novo concurso. São…

6 horas atrás

Pesquisa revela a grande vantagem de fazer uma lista de tarefas à noite

Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…

8 horas atrás

Arco-íris, pé-de-moleque e outras 7 palavras que você não conhece o plural

Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…

8 horas atrás

Prazo limite! Cursos gratuitos de tecnologia da Microsoft abrem inscrições

Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…

9 horas atrás

Bill Gates bate o martelo e revela carreiras protegidas da IA

Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…

9 horas atrás