Os 8 estados em que há mais roubos de carros no Brasil
Brasil tem em média cerca de mil roubos de carros por dia, e alguns estados lideram o ranking de veículos roubados
O roubo de carros é um assunto que preocupa proprietários de todo o país, e um verdadeiro problema grave enfrentado todos os anos. Conforme últimos dados apresentados pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), os números são preocupantes.
Isso porque, conforme informado pela CNseg, o Brasil registrou cerca de mil roubos de carro por dia em 2023. Apesar dos números extremamente altos, tivemos uma queda de 11,8% em comparação a 2022, mas ainda, sim, os números estão longe de trazer segurança e tranquilidade aos cidadãos.
Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, cerca de 60,3% dos veículos roubados estiveram envolvidos em algum tipo de furto, enquanto 39,7% foram vítimas de roubo.
Estados com mais roubos de carro
Segundo números do anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, crimes contra o patrimônio envolvendo carros, caminhões entre outros veículos motorizados são altos principalmente devido ao furto, que a é modalidade menos agressiva que o roubo, ou seja, sem ameaça ou agressão.
Contudo, o estado em que o dono de um carro corre o maior risco de perder seu veículo é o Rio de Janeiro, seguido por Pernambuco e Piauí. Ao todo, no acumulado de 2023, foram 353 mil veículos roubados.
Vejamos a seguir os oito estados onde os brasileiros correm mais risco de terem o seu veículo roubado:
1º: Rio de Janeiro
2º: Pernambuco
3º: Piauí
4º: Mato Grosso
5º: Goiás
6º: Paraíba
7º: Mato Grosso do Sul
8º: São Paulo
Veículos mais roubados do Brasil
Os dados da CNseg também nos mostra quais foram os veículos mais roubados do Brasil. Segundo apresentado, o Volkswagen Gol está no topo da lista de veículos com maior risco de roubo, veja os veículos:
- Volkswagen Gol
- Fiat Uno
- Chevrolet Onix
- Chevrolet Corsa
- Ford Ka
- Hyundai HB20
- Fiat Siena
- Fiat Strada
- Toyota Hilux
Os veículos mais roubados no Brasil acabam se destacando por serem carro mais populares no mercado nacional, ou seja, o que facilita a venda de peças no momento da desmontagem desses automóveis.
Além da facilidade para vender peças, outros veículos, como a Fiat Strada, são de interesse de criminosos devido à capacidade de transporte, ou seja, sendo utilizadas para transportar mercadorias e cargas roubadas.
Comentários estão fechados.