Os principais direitos de pessoas com autismo
Veja quais são os principais direitos de pessoas com autismo. Existem muitos benefícios para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Cada vez mais as pessoas com autismo têm conquistado seus direitos, existem diversas leis e projetos criados para proporcionar a inclusão, afastar o preconceito e proporcionar uma vida melhor para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Anualmente, em abril, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabelece a campanha Abril Azul, cujo objetivo é dar visibilidade à sociedade sobre o TEA, destacando a importância da inclusão e da empatia.
Não é só em abril que um tema tão importante deve ser abordado, existem muitos benefícios para pessoas com TEA, é preciso que todos saibam seus direitos. Confira nos próximos tópicos os principais direitos de pessoas com autismo.
Identificação
Existem identificações que podem ser utilizadas para pessoas com TEA, como a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e o cordão de Girassol, cujo objetivo é facilitar a identificação de pessoas com deficiências ocultas.
Atendimento prioritário
Segundo a Lei 14.626/2023, pessoas com TEA têm prioridade em locais como bancos e hospitais, além disso, eles têm direito a como reserva de assento em veículos de empresas públicas de transporte e de concessionárias de transporte coletivo. Desta maneira eles fazem parte do grupo prioritário.
Leia também | 8 profissões para autistas entrarem no mercado de trabalho
Transporte gratuito
Transporte coletivo municipal e interestadual para pessoas com autismo é gratuito, verifique como funciona a emissão do cartão com o governo do seu estado e com a prefeitura da sua cidade.
Passagens aéreas com desconto
O Passageiro com Necessidade de Assistência Especial (PNAE), tem direito a viagens áreas mais com desconto e confortáveis para pessoas com deficiência, considerando pessoas com autismo.
Benefício de Prestação Continuada (BPC)
Para receber o BPC é preciso que a pessoa com TEA seja considerada incapaz de se manter sozinha, e a renda per capita da família seja limitada a um ¼ do salário mínimo. O BPC é destinado à subsistência das pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Isenção de impostos
Pessoas com TEA podem comprar carros por valores mais acessíveis, eles têm direito a isenções fiscais. Os descontos podem diminuir em até 30% o valor pago em um veículo novo.
Leia também | 4 principais problemas relacionados ao autismo no plano de saúde e seus direitos
Estacionamento prioritário
Para a legislação brasileira, a pessoa com TEA é considerada uma pessoa com deficiência para todos os efeitos legais, portanto, eles possuem o direito de utilizar a vaga especial em estacionamentos.
Comentários estão fechados.