Cada vez mais as pessoas com autismo têm conquistado seus direitos, existem diversas leis e projetos criados para proporcionar a inclusão, afastar o preconceito e proporcionar uma vida melhor para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Anualmente, em abril, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabelece a campanha Abril Azul, cujo objetivo é dar visibilidade à sociedade sobre o TEA, destacando a importância da inclusão e da empatia.
Não é só em abril que um tema tão importante deve ser abordado, existem muitos benefícios para pessoas com TEA, é preciso que todos saibam seus direitos. Confira nos próximos tópicos os principais direitos de pessoas com autismo.
Existem identificações que podem ser utilizadas para pessoas com TEA, como a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e o cordão de Girassol, cujo objetivo é facilitar a identificação de pessoas com deficiências ocultas.
Segundo a Lei 14.626/2023, pessoas com TEA têm prioridade em locais como bancos e hospitais, além disso, eles têm direito a como reserva de assento em veículos de empresas públicas de transporte e de concessionárias de transporte coletivo. Desta maneira eles fazem parte do grupo prioritário.
Leia também | 8 profissões para autistas entrarem no mercado de trabalho
Transporte coletivo municipal e interestadual para pessoas com autismo é gratuito, verifique como funciona a emissão do cartão com o governo do seu estado e com a prefeitura da sua cidade.
O Passageiro com Necessidade de Assistência Especial (PNAE), tem direito a viagens áreas mais com desconto e confortáveis para pessoas com deficiência, considerando pessoas com autismo.
Para receber o BPC é preciso que a pessoa com TEA seja considerada incapaz de se manter sozinha, e a renda per capita da família seja limitada a um ¼ do salário mínimo. O BPC é destinado à subsistência das pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Pessoas com TEA podem comprar carros por valores mais acessíveis, eles têm direito a isenções fiscais. Os descontos podem diminuir em até 30% o valor pago em um veículo novo.
Leia também | 4 principais problemas relacionados ao autismo no plano de saúde e seus direitos
Para a legislação brasileira, a pessoa com TEA é considerada uma pessoa com deficiência para todos os efeitos legais, portanto, eles possuem o direito de utilizar a vaga especial em estacionamentos.
Se você é daqueles que adoram um dorama romântico que faz o coração bater mais…
No Brasil, a saúde pública ainda é um verdadeiro desafio para o governo, e normalmente…
O Brasil é um verdadeiro paraíso, temos um clima agradável, pessoas acolhedoras, um país extremamente…
Viajar é um momento muito especial na vida de qualquer pessoa. Ter a chance de…
Quando falamos em regras de etiquetas, muitas pessoas logo imaginam que estamos querendo ensinar qual…
A gente nem imagina que muitos países já mudaram de nome ao longo da história.…