O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fornece diversos benefícios para os segurados e seus dependentes, em diversas situações, um dos benefícios pago aos dependentes, em caso de falecimento do segurado, é a pensão por morte.
Muitas pessoas possuem dúvidas sobre os benefícios do INSS e como ele funciona, é importante se informar e tirar dúvidas sobre os auxílios e aposentadorias para saber como eles podem ser solicitados.
Confira este artigo até o final e entenda como funciona a pensão por morte.
Para analisar quem receberá a pensão por morte, o INSS considera os dependentes do segurado, com a seguinte ordem de prioridade das classes:
Leia também | Benefícios do INSS: entenda como eles funcionam!
Os dependentes da mesma classe concorrem entre si em condições iguais para recebimento da pensão por morte, sendo necessária a comprovação da dependência, respeitada a sequência das classes.
A dependência econômica dos dependentes de 1ª classe é automaticamente presumida, já as demais classes devem ser comprovadas. O enteado e o menor tutelado equiparam-se a filho mediante declaração do segurado e se comprovada a dependência econômica.
Quem quiser realizar a solicitação da pensão por morte basta acessar o aplicativo Meu INSS pelo seu celular, ou o site: gov.br/meuinss. Para realizar o acesso basta utilizar CPF e senha. Se você não for cadastrado no portal, é possível se inscrever rápida e gratuitamente. O pedido também pode ser feito por telefone, pela Central 135.
Após o início da guerra entre Rússia e Ucrânia, o mundo se viu em um…
A tecnologia está cada vez mais presente em todos os cantos da sociedade, e a…
Gatos têm um jeito único de ganhar espaço nos nossos corações e casas. São práticos,…
Quem resiste a um par de olhos brilhantes e um rabinho abanando? Em 2025, os…
Se você é daqueles que adoram um dorama romântico que faz o coração bater mais…
No Brasil, a saúde pública ainda é um verdadeiro desafio para o governo, e normalmente…