Pensão por morte / Imagem freepik
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fornece diversos benefícios para os segurados e seus dependentes, em diversas situações, um dos benefícios pago aos dependentes, em caso de falecimento do segurado, é a pensão por morte.
Muitas pessoas possuem dúvidas sobre os benefícios do INSS e como ele funciona, é importante se informar e tirar dúvidas sobre os auxílios e aposentadorias para saber como eles podem ser solicitados.
Confira este artigo até o final e entenda como funciona a pensão por morte.
Para analisar quem receberá a pensão por morte, o INSS considera os dependentes do segurado, com a seguinte ordem de prioridade das classes:
Leia também | Benefícios do INSS: entenda como eles funcionam!
Os dependentes da mesma classe concorrem entre si em condições iguais para recebimento da pensão por morte, sendo necessária a comprovação da dependência, respeitada a sequência das classes.
A dependência econômica dos dependentes de 1ª classe é automaticamente presumida, já as demais classes devem ser comprovadas. O enteado e o menor tutelado equiparam-se a filho mediante declaração do segurado e se comprovada a dependência econômica.
Quem quiser realizar a solicitação da pensão por morte basta acessar o aplicativo Meu INSS pelo seu celular, ou o site: gov.br/meuinss. Para realizar o acesso basta utilizar CPF e senha. Se você não for cadastrado no portal, é possível se inscrever rápida e gratuitamente. O pedido também pode ser feito por telefone, pela Central 135.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…