A mentira é um ato de fornecer informações falsas ou privar alguém da verdade, com a intenção de enganar. Tem pessoas que mentem tanto que falar a verdade passa a ser quase impossível.
Para a psicologia, a mentira é um processo psicológico em que uma pessoa tenta convencer outra a aceitar algo que sabe ser falso. Existem vários motivos que levam alguém a mentir. Na maioria das vezes é para ter algum tipo de benefício, evitar uma punição ou para não magoar alguém. Tem gente que mente por medo ou por ser insegura.
Estudos realizados com ajuda da inteligência artificial (IA) mostram que certas palavras e expressões são frequentemente usadas por pessoas mentirosas para tentar convencer os outros ou desviar a atenção. A pesquisa apontou três palavras que os mentirosos mais repetem.
Ao analisar milhões de conversas, os pesquisadores identificaram padrões linguísticos que podem indicar uma propensão à mentira. Porém, fique atento, o uso dessas palavras não significa que a pessoa esteja mentindo.
Realmente
Neste estudo, foi revelado que quando alguém usa a palavra “realmente”, está mentindo, está querendo reforçar sua afirmação e gerar uma sensação de sinceridade, mesmo que a informação não seja verdadeira.
Nunca
A palavra “nunca” é frequentemente usada para apresentar uma certeza absoluta, eliminando qualquer possibilidade de dúvida. Mas o mentiroso, gosta de dizê-la com frequência. Então, suspeite quando alguém diga muito “nunca…”, pois essa afirmação muitas vezes pode gerar suspeita, pois é raro que algo nunca tenha acontecido.
Honestamente
De acordo com o estudo da IA, quando uma pessoa inicia uma conversa com “honestamente”, está tentando transmitir uma imagem de transparência e franqueza. Entretanto, a repetição excessiva desse termo pode indicar o contrário.
Ao utilizar essas palavras, o mentiroso busca convencer você da veracidade de suas afirmações, mesmo que inconscientemente.
Leia também | 6 mentiras sobre a herança que todo mundo acha que é verdade
Quando uma pessoa está mentindo, fica com as mãos trêmulas, pés inquietos, começa a piscar excessivamente ou, ao contrário, falta de piscadas podem indicar desconforto.
Braços cruzados, pernas cruzadas ou corpo virado para longe podem sinalizar defensividade ou desejo de esconder algo.
Quando uma pessoa tenta evitar o contato visual com alguém pode ser um sinal de culpa, mas também pode indicar timidez ou desconforto em outras situações.
Muitos brasileiros jamais imaginaram que fossem exercer profissões que até então odiavam. Mas o desemprego,…
O final do mês pode ser cruel para a maioria das pessoas, porém, existem maneiras…
Faltar ao trabalho sem justificativa é algo que já pode ter acontecido com qualquer um.…
Você já passou por aqueles momentos em que a criatividade parece ter tirado férias? A…
Se você está pensando em dar um up no seu currículo, então preste atenção! Fazer…
Geração Z é a geração dos nascidos a partir de 1995. É marcada por indivíduos…