Ser contratado por uma empresa é algo muito satisfatório, mas muitos profissionais podem não entender como funciona o processo de admissão e ficar na expectativa para começar a trabalhar.
Portanto, decidimos elaborar este artigo para explicar, de maneira resumida e simplificada, para os trabalhadores brasileiros que estão iniciando em uma nova empresa, como funciona o processo de admissão.
Recrutamento e seleção
Quando você envia seu currÃculo, ele é avaliado e selecionado pelos recrutadores segundo as necessidades da empresa, após isso você é convocado para entrevista de emprego. O departamento de Recursos Humanos (RH) da empresa vai te conhecer e perguntar sobre suas experiências e metas profissionais.
Esta é a etapa mais tensa para as pessoas, mas todo nervosismo muitas vezes é desnecessário, pense que do outro lado tem um entrevistador que é um trabalhador como você e que só quer conhecer seu lado profissional.
Leia também | Quais documentos devo apresentar no dia da admissão no novo emprego?
Envio de proposta
Algumas empresas já apresentam para você os valores e benefÃcios na entrevista e te ligam apenas para dizer que você foi selecionado, te passando mais informações. Já outros empregadores enviam uma carta proposta para os candidatos selecionados, apresentando todos os benefÃcios e especificações do cargo.
Portanto, nesta fase cabe ao trabalhador decidir se dará continuidade ao processo de admissão ou não, mas esta é, geralmente, a parte mais feliz, por ser quando o se descobre que foi selecionado na temida entrevista de trabalho.
Envio de documentação
O profissional terá que enviar diversos documentos para empresa, entre os principais estão:
- Identidade;Â
- CPF;Â
- TÃtulo de eleitor;Â
- Reservista (para homens);
- Comprovante de residência.
Esses são apenas os principais documentos, a empresa poderá solicitar outros, inclusive dos seus familiares como cônjuge e filhos.
Exame admissional
O exame admissional é obrigatório para todo trabalhador contratado no regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), ele visa provar que o funcionário tem condições fÃsicas e mentais de trabalhar.
Nesta etapa o médico conferirá a sua pressão arterial e batimentos cardÃacos e te fará algumas perguntas, dependendo da sua função serão necessários exames adicionais.
Leia também | Conheça os 13 principais direitos do trabalhador com carteira assinada
Ficha na empresa e assinatura de carteira
Após o envio dos seus documentos e da carteira de trabalho (que atualmente é feita digitalmente), a empresa irá preencher sua ficha com seu cargo, salário e outras especificações. Além disso, o RH fará a assinatura da carteira de trabalho.
Comentários estão fechados.