O FGTS é um abono pago mensalmente aos trabalhadores que realizam suas atividades laborais regidos pela CLT, o pagamento do fundo é por conta do empregador e não pode ser descontado do empregado.
No entanto, além de direito ao depósito, esses trabalhadores também recebem todo ano, uma parte do rendimento que foi alcançado pelo fundo no ano anterior.
A distribuição ocorre anualmente para os trabalhadores que possuem saldo em sua conta do FGTS, o saldo corresponde ao rendimento ao alcançado pelo fundo no ano anterior.
Este ano de 2021 cerca de 8,13 bilhões de reais foi destinado aos trabalhadores referentes ao lucro do FGTS de 2020, aproximadamente 88 milhões de brasileiros foram contemplados com os rendimentos do fundo.
Neste ano a distribuição dos lucros ocorreu no mês de setembro, no entanto ainda não existe data confirmada para a distribuição de 2022.
Um adendo importante é que o valor recebido por cada trabalhador é diferente dependendo do saldo que o mesmo possui em conta, podemos dizer que são 3 fatores que delimitaram o valor que foi pago esse ano e que será pago ano que vem, sendo eles:
Mesmo que ainda não tenha sido divulgado quando e quanto será liberado o rendimento no ano que vem, os trabalhadores podem consultar o saldo do seu FGTS de modo a saber se você terá direito aos valores no próximo ano.
As regras para ter direito aos lucros do fundo de garantia se mantiveram as mesmas, para ser possível é necessário ter uma conta com saldo até 31 de dezembro de 2021 independente de a conta ser ativa ou inativa.
Você pode consultar o saldo do seu fundo de garantia por tempo de serviço das seguintes maneiras:
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…