Chamadas

Quantas parcelas atrasadas do financiamento geram busca e apreensão veículo?

Vivemos em tempos difíceis em que tudo está cada dia mais caro e, consequentemente, as contas estão cada vez mais apertadas. Assim, como consequência, muitas pessoas acabam atrasando algumas contas para conseguir cobrir outras.

Com relação ao pagamento de contas em atraso, uma situação um tanto quanto delicada está no atraso do pagamento de uma ou mais parcelas do financiamento, seja de um carro ou moto.

Independente do motivo, seja por eventos inesperados que ocorrem na vida, por descontrole financeiro, o atraso de parcelas do financiamento é mais comum do que a gente imagina.

Contudo, quando acabamos atrasando o pagamento do financiamento, uma dúvida acaba surgindo, que é quantas parcelas em atraso podem gerar busca e apreensão do veículo.

Esse é um assunto sério e que caso você ou algum conhecido esteja passando por um momento delicado e quer saber quantas parcelas podem gerar a busca e apreensão, continue com a leitura.

Quantas parcelas atrasadas geram busca e apreensão?

Legalmente, apenas uma parcela é suficiente para que o banco ou financeira realize uma ação de busca e apreensão do veículo, contudo, na prática, essa é uma situação um pouco diferente.

Isso porque entrar com ação de busca e apreensão é um procedimento oneroso, devido às custas processuais, como honorários advocatícios e procedimentos extrajudiciais.

Nesse sentido, geralmente ocorre com maior frequência a busca e apreensão de um veículo quando se tem algumas parcelas em atraso.

Todavia, antes do juiz decretar a liminar para apreensão do seu carro ou de sua moto, é fundamental que o banco notifique o consumidor previamente através de uma notificação extrajudicial.

Sendo assim, fique calmo caso você esteja com uma, duas ou até três parcelas em atraso, pois ainda não haverá o processo de busca e apreensão.

Entretanto, é importante que você comunique sua situação com o banco ou instituição financeira, para que juntos possam tentar encontrar uma melhor solução para o problema.

Esconder o veículo em caso de busca e apreensão

Existe o mito de que, caso o banco entre com ação de busca e apreensão, e o proprietário esconda o veículo, o banco acaba perdendo o poder de tomar medidas previstas.

Mas saiba que isso não é verdade e o banco também poderá adotar outras medidas para que ocorra a quitação da dívida caso você esconda seu carro, como, por exemplo, penhorar outros bens que você possua.

Saiba que esconder o veículo ou dificultar as tomadas de decisões do banco, nunca será uma boa opção e muito menos eliminará seus problemas que, inclusive, podem aumentar.

Ricardo

Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país.

Postagens recentes

A palavra de poder para cada signo em outubro

Em outubro, os astros prometem movimentar a vida de todos os signos do zodíaco, e…

15 minutos atrás

Multa vem aí! Quem fizer isso nas Eleições deve tomar cuidado

Faltar às eleições no Brasil pode ter mais consequências do que muitos imaginam. Para os…

35 minutos atrás

CRAS abre inscrições para benefícios que somam mais de R$ 2 mil mensais

O Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) são dois dos principais programas…

1 hora atrás

Que horas cai o Bolsa Família hoje? Veja as datas atualizadas

Os beneficiários do Bolsa Família já podem se preparar para o pagamento de outubro, que…

1 hora atrás

Atletas precisam estudar? Entenda a educação dos esportistas!

A educação dos atletas é algo curioso para a maioria da população, que, ao ver…

5 horas atrás

Ansiedade social: o que é, principais sintomas e como controlar

Muitas pessoas têm problemas com ansiedade em situações sociais como eventos, reuniões ou até mesmo…

7 horas atrás