Um dos idiomas mais importantes do mundo é o inglês. Com a evolução de novas tecnologias e o planeta cada vez mais conectado graças a internet, a linguagem adotada para uma melhor comunicação é o inglês, que pode te ajudar a adquirir muito mais conhecimento, como também se destacar profissionalmente.
Apesar das pessoas saberem da importância de ter um segundo idioma, e do quão necessário o inglês se tornou atualmente, muitas pessoas ainda ficam receosas de começar a estudar o idioma, isso porque, realmente não é tão fácil quanto se imagina e é preciso muito mais tempo do que o esperado para ficar fluente.
Contudo, o que as pessoas não entendem é que é justamente a persistência e dedicação a longo prazo, que vão fazer com que elas fiquem fluentes no inglês ou em qualquer outro idioma. Mas, falando um pouco mais sobre esse contexto e para deixar um pouco mais claro o assunto, saiba que existe um tempo médio que as pessoas levam para aprender o inglês.
Leia também | 6 idiomas mais cobrados atualmente no mercado de trabalho
Responder essa pergunta é algo extremamente complexo, afinal, tudo dependerá do quanto uma pessoa se aplica nos estudos, a frequência dos estudos, entre outras questões. Mas existe uma média de tempo que uma pessoa pode levar para conseguir dominar um novo idioma.
Segundo a plataforma de idiomas, English Life, uma pessoa que estudar 5 horas por dia, todos os dias, pode levar em média um ano para aprender inglês. Esse é o tempo médio que um adulto leva para se tornar fluente o suficiente para trabalhar em inglês se começar totalmente do zero.
Contudo, sabemos que a maioria das pessoas não tem disponibilidade de tempo e muito menos o interesse de ficar 5 horas por dia estudando um novo idioma. Dessa forma, a melhor maneira de estimar o tempo que uma pessoa leva para aprender inglês é descobrir quantas horas levará para passar do nível que ela começou até a fluência.
A proficiência na língua inglesa pode ser dividida em estágios, do iniciante ao proficiente, ou seja, a fluência. Dessa forma, há diversas descrições dos níveis de habilidade em inglês que descrevem do quanto você é capaz de fazer em cada nível.
Um dos sistemas mais conhecidos para medir os níveis de inglês é o QECR (Common European Framework of Reference for language learning, teaching and assessment), ou Quadro Europeu Comum de Referência para aprendizagem, ensino e avaliação de línguas em tradução livre.
O nível de inglês A1 é o nível iniciante e o C2 é o mais alto nível de fluência. Confira:
Para facilitar a compreensão da tabela acima, vamos explicar melhor cada uma dessas siglas:
A1: O falante de nível A1 é um iniciante, que só consegue se comunicar em cenários limitados, com expressões ou falas muito curtas, com muitas pausas e muitos erros.
A2: os falantes de nível A2 podem se comunicar em situações curtas, embora haja muitas excitações e erros sejam muito perceptíveis.
B1: no caso do B1, o falante já consegue se comunicar de forma compreensível, mas possuí dificuldade em continuar por períodos mais longos e há erros e muitas pausas.
B2: falantes do nível B2 já conseguem se comunicar por períodos mais longos e com muita fluidez, mas acabam hesitando em produzir alguns padrões e expressões.
C1: falantes de nível C1, podem se comunicar fluentemente de maneira espontânea, quase sem esforço algum.
C2: por fim, os falantes de nível C2 são totalmente fluentes e dominam completamente a comunicação, sem esforço, hesitação e com fluxo totalmente natural.
Muitas das pessoas que estão desempregadas no Brasil sonham em ter estabilidade na carreira. Para…
A língua portuguesa é linda, rica, mas também cheia de pegadinhas. Quem nunca parou para…
Para você que está pensando em começar uma carreira e planejar seu futuro profissional, saiba…
Se você ainda não deu aquela atenção especial para inteligência artificial (IA) no seu currículo,…
Se você é MEI (Microempreendedor Individual), provavelmente já ouviu falar sobre a possibilidade de um…
Quem aí nunca sonhou em explorar tecnologias de ponta antes de todo mundo? Pois é,…