Chamadas

Rio de Janeiro comemora 459 anos neste dia 1º de março

O Rio de Janeiro comemora neste 1º de março 459 anos. Diferente de outras cidades, a data de aniversário não é feriado. Existe um fator histórico para isso, a cidade maravilhosa comemora seu aniversário em duas datas. Isso mesmo que você leu! Os cariocas comemoram o aniversário da cidade em 20 de janeiro, dia de São Sebastião, padroeiro do município. A segunda em 1º de março, por ser o dia da fundação do Rio, ocorrida em 1565.

A França Antártica foi uma tentativa de colonização francesa no interior da atual Baía de Guanabara. Liderados pelo vice-almirante Nicolas Durand de Villegagnon, os franceses chegaram em 1555 na Ilha de Serigipe.

Com a aliança de alguns nativos da região, os tamoios, os novos colonos europeus conseguiram erguer o Forte Coligny e expulsaram os nativos temiminós da região, inimigos dos tamoios. 

A então chamada França Antártica só não se efetivou por completo devido a problemas internos, como questões religiosas, que se somaram ao ataque ao forte dos portugueses, liderados por Mem de Sá, ao forte, em 1560.

A cidade de “São Sebastião do Rio de Janeiro” foi fundada por Estácio de Sá em 1° de março de 1565, quando desembarcou num istmo entre o Morro Cara de Cão e o Morro do Pão de Açúcar, erguendo uma paliçada defensiva. 

Foi a segunda cidade do Brasil, depois de Salvador, fundada em 1549 (antes só havia vilas e aldeias na colônia). O nome era uma dupla homenagem a D. Sebastião, o rei-menino, monarca de jure de Portugal, e a São Sebastião, a quem se atribui um milagre que culminou na fundação da cidade. Na região da Praia Vermelha, Estácio também mandou erguer a igreja de São Sebastião, o primeiro templo religioso da cidade, embora feito de pau a pique.

A vitória de Estácio de Sá, subjugando elementos remanescentes franceses (os quais, aliados aos tamoios, dedicavam-se ao comércio, ameaçando o domínio português na costa do Brasil), garantiu a posse do Rio de Janeiro, rechaçando, a partir daí, novas tentativas de invasões estrangeiras e expandindo, à custa de guerras, seu domínio sobre as ilhas e o continente. 

Leia também | 15 palavras que todo mundo sabe falar mas ninguém sabe escrever

As belezas do Rio de Janeiro

Uma das mais belas cidades do mundo à beira-mar. O Rio de Janeiro é conhecido pelas famosas praias de Copacabana e Ipanema. Também pela estátua de 38 metros de altura do Cristo Redentor, no topo do Corcovado, e pelo Pão de Açúcar, um pico de granito com teleféricos até seu cume. 

A cidade também ficou conhecida pelas grandes favelas. O empolgante Carnaval, com carros alegóricos, fantasias extravagantes e sambistas. O Carnaval carioca é considerado o maior do mundo. 

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

6 hábitos e manias de pessoas muito inteligentes que você precisa saber

Será que pessoas muito inteligentes têm comportamentos diferentes dos nossos? Será que eles tem um…

13 minutos atrás

Como Conseguir Empréstimo com Nome Sujo?

Ter o nome sujo em instituições financeiras pode ser uma verdadeira aventura para conseguir um…

3 horas atrás

8 faculdades que oferecem cursos gratuitos para pessoas 60+

Já se foi o tempo em que as pessoas chegavam aos 60 anos e achavam…

4 horas atrás

Quais são as cervejas preferidas dos brasileiros?

Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…

6 horas atrás

8 faculdades de 2 anos que pagam salários acima de R$ 3 mil

Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…

8 horas atrás

Conheça as 5 Piores profissões do Brasil

Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…

9 horas atrás