Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Rio de Janeiro comemora 459 anos neste dia 1º de março

O Rio de Janeiro comemora neste 1º de março 459 anos. Diferente de outras cidades, a data de aniversário não é feriado

O Rio de Janeiro comemora neste 1º de março 459 anos. Diferente de outras cidades, a data de aniversário não é feriado. Existe um fator histórico para isso, a cidade maravilhosa comemora seu aniversário em duas datas. Isso mesmo que você leu! Os cariocas comemoram o aniversário da cidade em 20 de janeiro, dia de São Sebastião, padroeiro do município. A segunda em 1º de março, por ser o dia da fundação do Rio, ocorrida em 1565.

A França Antártica foi uma tentativa de colonização francesa no interior da atual Baía de Guanabara. Liderados pelo vice-almirante Nicolas Durand de Villegagnon, os franceses chegaram em 1555 na Ilha de Serigipe.

Com a aliança de alguns nativos da região, os tamoios, os novos colonos europeus conseguiram erguer o Forte Coligny e expulsaram os nativos temiminós da região, inimigos dos tamoios. 

A então chamada França Antártica só não se efetivou por completo devido a problemas internos, como questões religiosas, que se somaram ao ataque ao forte dos portugueses, liderados por Mem de Sá, ao forte, em 1560.

A cidade de “São Sebastião do Rio de Janeiro” foi fundada por Estácio de Sá em 1° de março de 1565, quando desembarcou num istmo entre o Morro Cara de Cão e o Morro do Pão de Açúcar, erguendo uma paliçada defensiva. 

Foi a segunda cidade do Brasil, depois de Salvador, fundada em 1549 (antes só havia vilas e aldeias na colônia). O nome era uma dupla homenagem a D. Sebastião, o rei-menino, monarca de jure de Portugal, e a São Sebastião, a quem se atribui um milagre que culminou na fundação da cidade. Na região da Praia Vermelha, Estácio também mandou erguer a igreja de São Sebastião, o primeiro templo religioso da cidade, embora feito de pau a pique.

A vitória de Estácio de Sá, subjugando elementos remanescentes franceses (os quais, aliados aos tamoios, dedicavam-se ao comércio, ameaçando o domínio português na costa do Brasil), garantiu a posse do Rio de Janeiro, rechaçando, a partir daí, novas tentativas de invasões estrangeiras e expandindo, à custa de guerras, seu domínio sobre as ilhas e o continente. 

Leia também | 15 palavras que todo mundo sabe falar mas ninguém sabe escrever

As belezas do Rio de Janeiro

Uma das mais belas cidades do mundo à beira-mar. O Rio de Janeiro é conhecido pelas famosas praias de Copacabana e Ipanema. Também pela estátua de 38 metros de altura do Cristo Redentor, no topo do Corcovado, e pelo Pão de Açúcar, um pico de granito com teleféricos até seu cume. 

A cidade também ficou conhecida pelas grandes favelas. O empolgante Carnaval, com carros alegóricos, fantasias extravagantes e sambistas. O Carnaval carioca é considerado o maior do mundo. 

Comentários estão fechados.