Chamadas

Saiu, revisão do FGTS foi aprovada nesta última quinta?

Nesta última quinta-feira (27/04), aconteceu mais uma importante etapa do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5090, mais conhecida como revisão do FGTS.

A revisão do FGTS nada mais é do que uma ação que quer tornar inconstitucional a correção monetária do Fundo de Garantia pela Taxa Referencial (TR), isso porque desde 1999 esse índice está zerado.

Logo, como a correção do FGTS ocorre através de um índice que está zerado a muitos anos, todas as vezes que o saldo dos trabalhadores no Fundo de Garantia é corrigido, os brasileiros perdem dinheiro.

Revisão do FGTS foi aprovada?

Apesar de ser um assunto esperado por milhões de trabalhadores, infelizmente a revisão do FGTS ainda não foi aprovada. Isso porque o ministro Nunes Marques acabou pedindo vista do julgamento suspendendo a revisão no STF.

O pedido de vista ocorreu logo no início da sessão. O ministro Nunes Marques seria o próximo a votar a favor ou não da revisão do FGTS, entretanto, o mesmo acabou alegando que precisa de mais tempo para analisar o caso após receber os documentos por meio da Advocacia-Geral da União (AGU).

Para Nunes Marques o pedido de vista não deve demorar, se comprometendo a trazer o tema rapidamente de volta ao plenário do STF. Segundo o ministro, o governo alegou que não tinha conseguido calcular o tamanho do déficit se tiver de complementar o rendimento do FGTS.

Até o momento o julgamento da revisão do FGTS conta com dois votos a favor dos trabalhadores, entretanto, ainda restam 8 ministros que devem apresentar os seus votos durante o julgamento.

Nesse sentido, até o desenrolar atual do processo, os ministros Luis Roberto Barroso e André Mendonça foram os únicos que deram seus votos com relação ao tema.

Ambos votaram para que a remuneração do FGTS não seja menor que à caderneta de poupança. Para o relator do processo, o ministro Luis Roberto Barroso, o mesmo defendeu que a correção atual de 3% ao ano mais a Taxa Referencial não repõe as perdas com a inflação.

Entretanto, mesmo afirmando que o índice de correção deve mudar, Barroso também deixou claro que a decisão não deve ser retroativa, ou seja, tudo que foi perdido até aqui não deverá ser restituído, conforme voto apresentado pelo ministro.

Ricardo

Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país.

Postagens recentes

11 doramas românticos para se apaixonar e rir bastante

Se você é daqueles que adoram um dorama romântico que faz o coração bater mais…

3 semanas atrás

Planos de saúde: Conheça 30 das principais operadoras do Brasil

No Brasil, a saúde pública ainda é um verdadeiro desafio para o governo, e normalmente…

3 semanas atrás

Os 10 estados com mais roubos de moto no Brasil e os modelos

O Brasil é um verdadeiro paraíso, temos um clima agradável, pessoas acolhedoras, um país extremamente…

3 semanas atrás

5 países baratos para viajar e fora das Américas

Viajar é um momento muito especial na vida de qualquer pessoa. Ter a chance de…

1 mês atrás

Regras de etiqueta que todo mundo deveria seguir, mas ninguém segue

Quando falamos em regras de etiquetas, muitas pessoas logo imaginam que estamos querendo ensinar qual…

1 mês atrás

Conheça países que mudaram de nomes ao longo da história

A gente nem imagina que muitos países já mudaram de nome ao longo da história.…

1 mês atrás