Nesta última quinta-feira (27/04), aconteceu mais uma importante etapa do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5090, mais conhecida como revisão do FGTS.
A revisão do FGTS nada mais é do que uma ação que quer tornar inconstitucional a correção monetária do Fundo de Garantia pela Taxa Referencial (TR), isso porque desde 1999 esse índice está zerado.
Logo, como a correção do FGTS ocorre através de um índice que está zerado a muitos anos, todas as vezes que o saldo dos trabalhadores no Fundo de Garantia é corrigido, os brasileiros perdem dinheiro.
Apesar de ser um assunto esperado por milhões de trabalhadores, infelizmente a revisão do FGTS ainda não foi aprovada. Isso porque o ministro Nunes Marques acabou pedindo vista do julgamento suspendendo a revisão no STF.
O pedido de vista ocorreu logo no início da sessão. O ministro Nunes Marques seria o próximo a votar a favor ou não da revisão do FGTS, entretanto, o mesmo acabou alegando que precisa de mais tempo para analisar o caso após receber os documentos por meio da Advocacia-Geral da União (AGU).
Para Nunes Marques o pedido de vista não deve demorar, se comprometendo a trazer o tema rapidamente de volta ao plenário do STF. Segundo o ministro, o governo alegou que não tinha conseguido calcular o tamanho do déficit se tiver de complementar o rendimento do FGTS.
Até o momento o julgamento da revisão do FGTS conta com dois votos a favor dos trabalhadores, entretanto, ainda restam 8 ministros que devem apresentar os seus votos durante o julgamento.
Nesse sentido, até o desenrolar atual do processo, os ministros Luis Roberto Barroso e André Mendonça foram os únicos que deram seus votos com relação ao tema.
Ambos votaram para que a remuneração do FGTS não seja menor que à caderneta de poupança. Para o relator do processo, o ministro Luis Roberto Barroso, o mesmo defendeu que a correção atual de 3% ao ano mais a Taxa Referencial não repõe as perdas com a inflação.
Entretanto, mesmo afirmando que o índice de correção deve mudar, Barroso também deixou claro que a decisão não deve ser retroativa, ou seja, tudo que foi perdido até aqui não deverá ser restituído, conforme voto apresentado pelo ministro.
Existe uma quantidade absurda de raças de cães, algumas mais populares, outras mais peculiares, mas…
Em 2025 tivemos vários lançamentos de doramas, k-dramas e c-dramas, mas alguns deles ganharam destaque…
Após o início da guerra entre Rússia e Ucrânia, o mundo se viu em um…
A tecnologia está cada vez mais presente em todos os cantos da sociedade, e a…
Gatos têm um jeito único de ganhar espaço nos nossos corações e casas. São práticos,…
Quem resiste a um par de olhos brilhantes e um rabinho abanando? Em 2025, os…