Chamadas

Saque-aniversário do FGTS vai acabar esse mês? Veja agora!

O saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), está cercado por polêmicas desde o início do ano e da nova gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Dentre os motivos que trazem em cena a polêmica do saque-aniversário, estão as falas do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, que se posicionou totalmente contra a modalidade.

Assim, conforme as semanas e os primeiros meses do ano estão passando, o ministro já veio por diversas vezes informar o fim da modalidade de saque, e em outros momentos apenas mudanças na funcionalidade do programa.

Leia também: Revisão do FGTS poderá pagar até R$ 300 bilhões aos trabalhadores

Saque-aniversário vai acabar este mês?

A possibilidade sobre o fim do saque-aniversário ocorrer neste mês, está na informação dada pelo ministro do Trabalho, de que iria impedir novas adesões da modalidade neste mês.

Segundo Luiz Marinho, a sugestão de suspender a adesão ao saque-aniversário será dada na primeira reunião do Conselho Curador do FGTS (CCFGTS), marcada para acontecer no próximo dia 20 de março.

O Conselho Curador do FGTS conta com representantes do governo federal, das empresas brasileiras e dos trabalhadores, dessa forma, qualquer decisão sobre o Fundo de Garantia deve passar pelo conselho.

Sendo assim, somente a partir da próxima reunião poderemos compreender de fato se a adesão ao saque-aniversário vai acabar, se haverá alguma reforma nas regras da modalidade ou outra situação.

Porque o governo pode acabar com o saque-aniversário?

Para o ministro do Trabalho, existem diversas situações que inviabilizam a continuação do saque-aniversário. Segundo Marinho, a primeira delas está na inversão de valores do FGTS.

Isso porque, o saque-aniversário permite ao trabalhador o resgate anual de uma parte do saldo do FGTS, o que vai contra a modalidade que tem objetivo de criar um fundo financeiro de reserva para situações emergenciais.

Dessa forma, o trabalhador que opta pelo saque-aniversário e se vê em uma demissão, acaba perdendo o direito de receber o saque do FGTS, garantindo uma perda significativa para os momentos essenciais.

Outro ponto defendido pelo ministro é que o saque-aniversário está comprometendo o próprio Fundo de Garantia no geral, que precisa ser sustentável para garantir o direito aos trabalhadores.

Dessa maneira, será preciso aguardar a próxima reunião do CCFGTS marcada para o final deste mês de março, para podermos compreender o que acontecerá com o saque-aniversário daqui para frente.

Ricardo

Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país.

Postagens recentes

Salário mínimo: veja valor do aumento previsto para 2025

Os brasileiros já estão à espera do reajuste do salário mínimo, afinal, os preços da…

35 minutos atrás

‘A Franquia’, da HBO, satiriza super-heróis e faz humor com desgraças de Hollywood

Você tem tudo para gostar da série da HBO "A Franquia". Ela nos leva para…

2 horas atrás

10 Séries de terror, suspense e mistério para curtir no streaming

As séries de terror, suspense e mistério muitas vezes nos fazem roer as unhas de…

3 horas atrás

A palavra de poder para cada signo em outubro

Em outubro, os astros prometem movimentar a vida de todos os signos do zodíaco, e…

10 horas atrás

Multa vem aí! Quem fizer isso nas Eleições deve tomar cuidado

Faltar às eleições no Brasil pode ter mais consequências do que muitos imaginam. Para os…

10 horas atrás

CRAS abre inscrições para benefícios que somam mais de R$ 2 mil mensais

O Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) são dois dos principais programas…

11 horas atrás