Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Saúde mental: Veja como exercícios físicos são importantes!

Exercícios físicos devem fazer parte da sua rotina, para se ter uma vida longa e saudável, eles ajudam a cuidar da sua saúde física e mental

Os exercícios físicos devem, obrigatoriamente, fazer parte da rotina de todo ser-humano que queira ter uma vida longa saudável, eles ajudam a cuidar da sua saúde física e mental. Quem não cuida do seu corpo acaba sofrendo diversas consequências.

Praticar atividades físicas de maneira regular pode te ajudar a tratar diversos transtornos mentais que podem afetar a sua rotina, como a ansiedade e a depressão, por exemplo. Portanto, jamais fique sem se exercitar. 

Acompanhe este artigo até o final e entenda como os exercícios físicos são importantes para sua saúde mental

A importância dos exercícios físicos para sua saúde mental

Praticar regularmente exercícios físicos beneficia não só a sua saúde física, mas também a saúde mental. As atividades físicas promovem a liberação de endorfinas, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Esse efeito positivo é confirmado pelo Conselho Federal de Psicologia, que destaca que os exercícios físicos reduzem o estresse e a ansiedade.

Além disso, os exercícios ajudam a melhorar a autoestima e a autoimagem. Esses dois pontos são fundamentais para uma boa saúde mental, pois influenciam diretamente na imagem que temos de nós mesmos e na nossa capacidade de lidar com desafios do dia a dia. Quando alguém está bem com o próprio corpo, essa pessoa se sente mais confiante.

Além disso, praticar atividades físicas melhora sua qualidade de sono. A prática regular de atividades físicas contribui para um sono mais profundo e reparador. Uma boa noite de sono é fundamental para o equilíbrio emocional e cognitivo, auxiliando na concentração e no controle das suas emoções durante o dia.

Enfim, a prática de exercícios físicos não só é uma maneira de cuidar do corpo, mas também como uma forma eficaz de cuidar da saúde mental. Incluir exercícios físicos na sua rotina pode trazer diversos benefícios psicológicos, proporcionando uma vida mais equilibrada.

Leia+: O que é saúde mental no trabalho? Como promovê-la na empresa?

20 transtornos mentais que podem ser tratados com a prática de exercícios físicos

Mesmo que os exercícios físicos não sejam a única maneira de tratar os transtornos, eles podem complementar outras intervenções terapêuticas, auxiliando uma abordagem multifacetada do cuidado com a saúde mental.

Confira abaixo 20 transtornos que podem ser tratados com a prática de atividades físicas:

  1. Depressão;
  2. Ansiedade;
  3. Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT);
  4. Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC);
  5. Transtorno bipolar;
  6. Transtorno de pânico;
  7. Transtorno de ansiedade generalizada (TAG);
  8. Esquizofrenia;
  9. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH);
  10. Transtorno de personalidade borderline (TPB);
  11. Transtorno alimentar (anorexia, bulimia);
  12. Transtorno de ajustamento;
  13. Fobia social;
  14. Transtorno de humor sazonal;
  15. Transtorno de adaptação;
  16. Transtorno de sono;
  17. Transtorno de aprendizagem;
  18. Transtorno de stress agudo;
  19. Transtorno de ansiedade de separação;
  20. Transtorno de humor induzido por substâncias.

Comentários estão fechados.