Ficar doente deixa qualquer um mais frágil, mas, além disso, podem existir muitos custos a depender da doença, como remédios, tratamentos e médicos.
Pensando nisso, além do acesso a benefícios do INSS para quem se encontra incapaz, muitos se perguntam se podem ter acesso ao saque do FGTS.
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi desenvolvido em 1966 visando garantir o direito dos trabalhadores demitidos sem justa causa.
O FGTS é uma conta individual do trabalhador, administrada pelo Banco Caixa, e regulamentada pela lei 8.036/90.
O fundo é constituído por um montante de 8% do salário líquido de todos os trabalhadores brasileiros, depositados mensalmente pela empresa onde o trabalhador está vinculado.
Embora, popularmente conhecido pelo saque na demissão sem justa causa existem outras situações onde é possível o saque, inclusive em alguns casos de doença, explicadas a seguir.
Como mencionado o trabalhador doente pode ter acesso ao FGTS, no entanto, o saque do fundo por motivo de doença podem acontecer em duas situações sendo elas:
Só que vale frisar que não, é qualquer doença que pode garantir o saque do fundo de garantia, pois será preciso ser uma doença grave, sendo comumente liberado nas seguintes condições:
Embora exista esse rol de doenças que podem permitir o saque do FGTS, existem diversas decisões em Tribunais por todo país que autorizam o saque total do FGTS por outras doenças graves, ou ainda para ajudar no tratamento de familiares.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…