Ficar doente deixa qualquer um mais frágil, mas, além disso, podem existir muitos custos a depender da doença, como remédios, tratamentos e médicos.
Pensando nisso, além do acesso a benefícios do INSS para quem se encontra incapaz, muitos se perguntam se podem ter acesso ao saque do FGTS.
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi desenvolvido em 1966 visando garantir o direito dos trabalhadores demitidos sem justa causa.
O FGTS é uma conta individual do trabalhador, administrada pelo Banco Caixa, e regulamentada pela lei 8.036/90.
O fundo é constituído por um montante de 8% do salário líquido de todos os trabalhadores brasileiros, depositados mensalmente pela empresa onde o trabalhador está vinculado.
Embora, popularmente conhecido pelo saque na demissão sem justa causa existem outras situações onde é possível o saque, inclusive em alguns casos de doença, explicadas a seguir.
Como mencionado o trabalhador doente pode ter acesso ao FGTS, no entanto, o saque do fundo por motivo de doença podem acontecer em duas situações sendo elas:
Só que vale frisar que não, é qualquer doença que pode garantir o saque do fundo de garantia, pois será preciso ser uma doença grave, sendo comumente liberado nas seguintes condições:
Embora exista esse rol de doenças que podem permitir o saque do FGTS, existem diversas decisões em Tribunais por todo país que autorizam o saque total do FGTS por outras doenças graves, ou ainda para ajudar no tratamento de familiares.
Se você é daqueles que adoram um dorama romântico que faz o coração bater mais…
No Brasil, a saúde pública ainda é um verdadeiro desafio para o governo, e normalmente…
O Brasil é um verdadeiro paraíso, temos um clima agradável, pessoas acolhedoras, um país extremamente…
Viajar é um momento muito especial na vida de qualquer pessoa. Ter a chance de…
Quando falamos em regras de etiquetas, muitas pessoas logo imaginam que estamos querendo ensinar qual…
A gente nem imagina que muitos países já mudaram de nome ao longo da história.…