O salário mínimo de 2022 poderá alcançar a maior alta dos últimos anos, isso devido à alta no Índice Nacional dos Preços ao Consumidor (INPC), índice esse, responsável por calcular os avanços da inflação no país e responsável também por servir de base para a correção do salário mínimo.
Com relação ao INPC, segundo o secretário especial do Tesouro e Orçamento do Ministério da Economia, Estes Colnago, o INPC sofreu uma alta no último mês passando de 8,4% para 9,1%.
Com a nova previsão de alta do INPC em 9,1% o salário mínimo do ano que vem também deverá passar por uma correção de 9,1%, ou seja, passará de R$ 1.100 pagos este ano para R$ 1.200 em 2022.
A nova previsão do salário mínimo corresponde então como a maior alta dos últimos seis anos, quando em 2016, o piso nacional sofreu um reajuste de 11,6%.
Confira a seguir os avanços do salário mínimo nos últimos anos:
É importante ressaltar que quando o salário mínimo é reajustado, não somente os trabalhadores têm seus salários corrigidos. Isso porque o piso nacional é utilizado como base para pagamento de diversos benefícios como:
Assim, o novo salário mínimo trará uma série de mudanças para inúmeros segurados do INSS assim como para os benefícios pagos aos trabalhadores.
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…