A escassez de mão de obra na Austrália ainda é um problema grave enfrentado pelo país. Segundo o Relatório inaugural de Empregos e Habilidades de 2023, relatou que 332 das 916 ocupações (36%) monitoradas estavam enfrentando a falta de trabalhadores.
As ocupações relacionadas a técnicos e trabalhadores do comércio são as que registram a maior falta de trabalhadores na Austrália, com 50% das funções devidamente listadas no grupo de escassez nacional.
Segundo o relatório, a escassez de habilidades é “mais pronunciada em áreas regionais”, especialmente para os trabalhadores altamente qualificados, onde, os principais fatores incluem uma redução nas taxas de preenchimento para ocupações e empregadores que estão recebendo menos candidatos por vaga.
Contadores, arquitetos e garçons estão entre as profissões que se juntarão a lista de prioridades de emprego da Austrália. Relatório de Empregos e Habilidades divulgados pela Jobs Skills Austrália, analisa onde os empregadores estão com maiores dificuldades de preencher funções, ou mesmo de não encontrarem trabalhadores para a função.
Dessa maneira, foi descoberto de 36% de todos os tipos de emprego da Austrália sofrem com escassez de trabalhadores. Contudo, a lista também representa uma escassez no mercado de profissionais especializados, trabalhadores agrícolas e cuidadores.
A lista geral de escassez de ocupações, que incluem áreas que registram escassez de trabalhadores desde 2021, reflete as tendenciais mais amplas na economia australiana. O aumento da escassez geral de habilidades reflete os impactos e desafios de recrutamento decorrentes do mercado e políticas do país.
As quatro causas diagnosticadas para essa grande escassez de mão de obra no país incluem, atrasos de longo e curto prazo entre educação e emprego, do qual o relatório defende maior rendimento de estudantes e estagiários através de maiores admissões e maiores taxas de conclusão.
O relatório também identifica uma lacuna de adequação, ou seja, os empregadores até conseguem encontrar candidatos com qualificações certas, contudo, sem experiência adequada para as funções.
Leia também: Vistos de trabalho e estudo na Austrália: Saiba como funcionam
A escassez de mão de obra na Austrália, faz com que o país dependa cada vez mais de trabalhadores estrangeiros, ou seja, é uma situação bem favorável para estrangeiros, inclusive os brasileiros que pretendem se mudar de país.
Os brasileiros que desejam se mudar para a Austrália, devem se atentar as atividades com maior escassez de mão de obra, afinal, quanto mais escasso o número de trabalhadores, maior a dependência de estrangeiros, e mais fácil será para encontrar boas oportunidades de emprego e de conseguir o visto.
A seguir, vamos contar algumas das principais atividades que estão na lista de escassez de mão de obra da Austrália, onde você poderá ter mais chances de encontrar um emprego e garantir o seu visto.
O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…
Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…
Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…
Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…
Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem…
Atualmente acredite ou não existem mais de 7.139 línguas faladas em todo o mundo, só…