Trabalho aos domingos / Imagem freepik
Trabalhar aos domingos pode criar certas dúvidas em relação aos direitos trabalhistas. Muitos trabalhadores desconhecem as regras para trabalhar aos domingos e feriados. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), estabelece algumas regras importantes para proteger os colaboradores nessa situação.
Segundo a CLT, todo empregado tem direito a um descanso semanal remunerado de 24 horas consecutivas, preferencialmente aos domingos. O descanso deve ser concedido dentro de um intervalo de sete dias, contados a partir do último dia trabalhado.
Existem atividades nas quais a paralisação do trabalho aos domingos é impraticável. Nestes casos, é permitido estabelecer um regime de revezamento de folgas. A regra garante que cada empregado tenha pelo menos um domingo de folga a cada quatro semanas.
Nos casos em que você for obrigado a trabalhar aos domingos (sem o regime de revezamento), terá direito a uma folga compensatória em outro dia da semana. Essa folga deve ser concedida na semana subsequente ao domingo trabalhado.
Quando você trabalha em um domingo, tem direito a uma remuneração dobrada. Isso significa que o valor pago pelo trabalho realizado nesse dia deve ser o dobro do valor que seria pago em um dia normal.
Determinados ramos de atividade podem ter regras específicas estabelecidas por acordos coletivos.
Nestes casos estão: saúde, segurança, hospitais, transporte, entre outros, podem ter condições diferentes para o trabalho aos domingos. O trabalhador deve às legislações específicas para cada área.
Leia também | Qual estado mais pobre do Brasil? Veja o ranking
Quando for uma decisão do empregado trabalhar aos domingos, ele deve conversar com seu empregador, para explicar a necessidade ou a razão pela qual precisa trabalhar aos domingos. A comunicação aberta é fundamental.
A CLT estabelece regras específicas para o trabalho aos domingos. Certifique-se de que seus direitos estejam sendo respeitados, incluindo o pagamento em dobro e a folga compensatória.
Se você sabe que terá que trabalhar aos domingos regularmente, planeje seu tempo de forma eficiente. Reserve momentos para descanso e lazer em outros dias da semana.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…