Se você é do tipo universitário que tem medo de apresentar trabalhos acadêmicos, saiba como se livrar do nervosismo e fazer o seu melhor e tirar boas notas nas suas apresentações.
O nervosismo ao ter que apresentar um trabalho não acontece somente no meio acadêmico, muitos estudantes sofrem com esse medo desde as apresentações do ensino médio e fundamental.
Confira os próximos tópicos e aprenda como se livrar do nervosismo na hora de apresentar trabalhos acadêmicos para o público.
Falar em público pode ser um dos maiores medos para algumas pessoas, mas existem certos medos que precisam ser superados, para que você possa vencer alguns obstáculos da vida.
Portanto, aprender como se livrar do nervosismo ao apresentar trabalhos acadêmicos para o público é fundamental por valerem nota e muitas vezes eles podem te ajudar a ganhar credibilidade com os outros alunos e com professores.
Para se graduar ou concluir uma pós-graduação, você irá se deparar por diversas vezes com apresentações, onde será preciso se comunicar com o público. Por este motivo, será preciso aprender a vencer esse medo.
Leia também | Como estudar em uma universidade de Portugal em 2024?
A linguagem corporal é importante para te dar confiança durante uma apresentação e para te ajudar a transmitir autoridade para o público, existem maneiras simples de estudar a linguagem corporal, segundo o National Institutes of Health (NIH) dos EUA:
“A linguagem corporal é uma parte muito importante de uma apresentação. Uma boa maneira de estudar a linguagem corporal é abaixar o volume da sua TV para assistir a apresentadores de notícias, atores e apresentadores de talk-show que são capazes de usar expressões faciais, acenos de cabeça, sorrisos e carrancas para transmitir um milhão de emoções”.
Uma boa preparação vai te trazer mais tranquilidade na sua apresentação, é como se fosse um jogo de futebol, basta um bom treino que você fará um bom jogo. Uma boa dica é ensaiar a sua apresentação para amigos e familiares.
“A coisa mais importante que você pode fazer é preparar e praticar a abertura de sua apresentação, que preparará o cenário para tudo o que se segue”, afirma o artigo publicado pelo site Harvard Business Review.
Leia também | Conheça as 10 melhores universidades do Brasil em 2024
Segundo um artigo publicado por Stanford, uma das melhores universidades do mundo, o contato visual pode trazer mais confiança e fazer com que você se conecte com o público.
“Oradores confiantes se conectam com suas audiências através do contato visual sustentado. O público vê esse olhar direto e prolongado contato como transmissão de status mais elevado”.
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…