Profissões que podem estar com os dias contados / Imagem freepik
O mercado de trabalho anda em constantes mudanças graças às rápidas inovações tecnológicas. Esse movimento tem colocado certas profissões em xeque-mate, deixando para elas um futuro incerto. Cada vez mais a automação e a digitalização avançam, que pode acabar com certas ocupações, impactando a força de trabalho de maneiras inesperadas.
Para você que nem imagina, selecionamos cinco profissões, que embora sejam essenciais hoje, podem estar desaparecendo sem que a gente perceba.
Operadores de telemarketing
Com o avanço das tecnologias e a automação, muitas empresas estão reduzindo a necessidade de operadores de telemarketing. O futuro dos contact centers depende da capacidade das empresas se adaptarem às novas tecnologias e às expectativas dos clientes.
Caixas de banco
Os bancários também têm essa preocupação em relação à profissão. Um dos motivos é o aumento do uso de caixas eletrônicos e serviços bancários online, que fez diminuir a necessidade de caixas físicos. Alguns bancos estão dispostos a extinguir o caixa em algumas agências.
Recepcionistas
Recepcionista já foi uma profissão de grande importância. Atualmente com a automação de check-ins e a crescente popularidade de serviços de mensagens e e-mails, vem reduzindo a necessidade de recepcionistas em muitas empresas.
Motoristas de entrega
Com o surgimento de serviços de entrega por drones e robôs, a demanda por motoristas de entrega pode diminuir.
Vendedores de lojas físicas
O aumento do comércio eletrônico está reduzindo a necessidade de vendedores em lojas físicas. Porém, os vendedores de lojas físicas não vão deixar de existir, mas o futuro do varejo será digital. Tudo indica que no futuro, os profissionais serão contratados apenas para manterem o bom relacionamento com os clientes.
Leia também | Quem pode sacar R$ 2.490,00 no Caixa Tem; seu CPF está na lista?
Por enquanto é possível continuar trabalhando nestas profissões. Porém, é preciso se aperfeiçoar. Por exemplo, Operadores de telemarketing devem aprender a usar novas ferramentas de CRM e automação. Melhorar sua comunicação, conhecendo novas técnicas. Também deve se adaptar melhor a funções relacionadas, como atendimento ao cliente online.
Os caixas de banco devem aprender sobre novas tecnologias e serviços bancários digitais. Obter certificações e conhecimentos que permitam orientar os clientes sobre produtos financeiros. Melhorar habilidades de atendimento para funções consultivas.
Recepcionistas precisam aprender a usar softwares de gestão e automação de atendimento. Desenvolver habilidades em marketing e comunicação. Focar em funções que envolvam mais interação e solução de problemas.
Motoristas de entrega também podem encontrar novos caminhos literalmente. Aprender a usar softwares de otimização de rotas e gerenciamento de entregas. Adquirir conhecimentos em manutenção de veículos para ampliar o leque de serviços. Focar em entregas sustentáveis, como bicicletas e veículos elétricos.
Os vendedores de lojas físicas têm mais chances de manter sua função. Basta entender melhor o E-commerce, aprendendo a gerenciar plataformas de venda online. Também desenvolva habilidades em marketing digital e redes sociais.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…