O mercado de trabalho anda em constantes mudanças graças às rápidas inovações tecnológicas. Esse movimento tem colocado certas profissões em xeque-mate, deixando para elas um futuro incerto. Cada vez mais a automação e a digitalização avançam, que pode acabar com certas ocupações, impactando a força de trabalho de maneiras inesperadas.
Para você que nem imagina, selecionamos cinco profissões, que embora sejam essenciais hoje, podem estar desaparecendo sem que a gente perceba.
Operadores de telemarketing
Com o avanço das tecnologias e a automação, muitas empresas estão reduzindo a necessidade de operadores de telemarketing. O futuro dos contact centers depende da capacidade das empresas se adaptarem às novas tecnologias e às expectativas dos clientes.
Caixas de banco
Os bancários também têm essa preocupação em relação à profissão. Um dos motivos é o aumento do uso de caixas eletrônicos e serviços bancários online, que fez diminuir a necessidade de caixas físicos. Alguns bancos estão dispostos a extinguir o caixa em algumas agências.
Recepcionistas
Recepcionista já foi uma profissão de grande importância. Atualmente com a automação de check-ins e a crescente popularidade de serviços de mensagens e e-mails, vem reduzindo a necessidade de recepcionistas em muitas empresas.
Motoristas de entrega
Com o surgimento de serviços de entrega por drones e robôs, a demanda por motoristas de entrega pode diminuir.
Vendedores de lojas físicas
O aumento do comércio eletrônico está reduzindo a necessidade de vendedores em lojas físicas. Porém, os vendedores de lojas físicas não vão deixar de existir, mas o futuro do varejo será digital. Tudo indica que no futuro, os profissionais serão contratados apenas para manterem o bom relacionamento com os clientes.
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Por enquanto é possível continuar trabalhando nestas profissões. Porém, é preciso se aperfeiçoar. Por exemplo, Operadores de telemarketing devem aprender a usar novas ferramentas de CRM e automação. Melhorar sua comunicação, conhecendo novas técnicas. Também deve se adaptar melhor a funções relacionadas, como atendimento ao cliente online.
Os caixas de banco devem aprender sobre novas tecnologias e serviços bancários digitais. Obter certificações e conhecimentos que permitam orientar os clientes sobre produtos financeiros. Melhorar habilidades de atendimento para funções consultivas.
Recepcionistas precisam aprender a usar softwares de gestão e automação de atendimento. Desenvolver habilidades em marketing e comunicação. Focar em funções que envolvam mais interação e solução de problemas.
Motoristas de entrega também podem encontrar novos caminhos literalmente. Aprender a usar softwares de otimização de rotas e gerenciamento de entregas. Adquirir conhecimentos em manutenção de veículos para ampliar o leque de serviços. Focar em entregas sustentáveis, como bicicletas e veículos elétricos.
Os vendedores de lojas físicas têm mais chances de manter sua função. Basta entender melhor o E-commerce, aprendendo a gerenciar plataformas de venda online. Também desenvolva habilidades em marketing digital e redes sociais.
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