Muita gente considera o chuchu um alimento sem graça, deixando-o fora da dieta do dia a dia. Mas o que a maioria dos brasileiros não sabem é que o alimento é flavonoides, como a quercetina e o kaempferol, além de vitamina C. A hortaliça tem baixo teor de calorias. Ele ajuda a prolongar a saciedade, promovendo o emagrecimento.
Todas as partes do chuchu podem ser consumidas, como a polpa, os brotos, a casca, as sementes e as folhas. Ele pode oferecer vários benefícios para a sua saúde.
O chuchu é rico em flavonoides, como a quercetina e o kaempferol, além de vitamina C. Esses antioxidantes combatem os radicais livres, protegendo a pele contra os raios ultravioletas do sol e prevenindo o envelhecimento precoce.
O chuchu também é rico em fibras, o que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, evitando a formação de produtos de glicação avançada (AGEs) e contribuindo para a saúde da pele.
O chuchu tem baixo teor de gorduras, carboidratos e calorias. É excelente para quem deseja perder peso. Isso porque, sua alta quantidade de água e fibras prolonga a sensação de saciedade, reduzindo a vontade de comer ao longo do dia.
3. Combate à Prisão de Ventre
Se você sofre com prisão de ventre, deve colocar em sua dieta diária o chuchu. Suas fibras solúveis facilitam a formação do bolo fecal, combatendo a prisão de ventre. Por ter uma boa quantidade de água, vai ajudar a umedecer e facilitar a eliminação das fezes.
O seu coração vai agradecer se você passar a consumir o chuchu. Como contém fibras solúveis, vai ajudar a diminuir a absorção de gordura dos alimentos, equilibrando os níveis de colesterol “ruim” (LDL) no sangue.
Também estão presentes na hortaliça os antioxidantes que impedem a oxidação das células de gordura, reduzindo os níveis de colesterol total e triglicerídeos.
As fibras presentes no chuchu vão auxiliar no equilíbrio dos níveis de glicose e insulina no sangue, evitando a resistência à insulina e a diabetes.
Leia também | Café da Manhã com Sabor de Saúde
Um outro benefício do Chuchu é ajudar a equilibrar a pressão arterial. Isso porque ele é rico em potássio, um mineral que ajuda a eliminar o excesso de sódio do organismo pela urina, favorecendo o equilíbrio da pressão arterial.
O melhor que qualquer pessoa pode fazer é incluir o chuchu em suas refeições! Ele pode ser consumido cru em saladas ou cozido em preparações como ensopados, suflês e sopas.
Ter o nome sujo em instituições financeiras pode ser uma verdadeira aventura para conseguir um…
Já se foi o tempo em que as pessoas chegavam aos 60 anos e achavam…
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…