A dopamina se trata de um neurotransmissor responsável por levar informações do cérebro para outras regiões do corpo. É uma substância extremamente conhecida, principalmente pela sua popularidade como um dos hormônios da felicidade que, quando liberado, provoca sensação de satisfação e prazer.
Contudo, não somente é bom para felicidade, mas a dopamina também atua em processos cognitivos, aumentando os níveis de atenção, memória, contribui para o controle dos movimentos, além de promover uma melhor saúde do intestino e contribuir para o aumento da massa muscular.
Devido a tantos benefícios da dopamina para o corpo humano, muitas pessoas se perguntam como melhorar os níveis do hormônio no corpo. A boa notícia é que existem diferentes maneiras para isso, das quais vamos conferir a partir de agora!
As proteínas são essenciais para o corpo, compostas por aminoácidos que atuam como pilares na formação de todas as proteínas necessárias para o organismo. Um desses aminoácidos, a tirosina, desempenha um papel super importante na produção de dopamina e é encontrada em alimentos ricos em proteínas, como peru, carne bovina, ovos, laticínios, soja e leguminosas.
Várias pesquisas já relacionaram que elevar os níveis de tirosina e fenilalanina, outro aminoácido, pode aumentar os níveis de dopamina no cérebro, favorecendo o pensamento profundo e a memória. Contudo, a relação exata entre a variação típica na ingestão de proteínas e os níveis de dopamina ainda não é clara.
Alguns estudos tem sugerido que gorduras saturadas, presentes em gorduras animais, manteiga, laticínios integrais, óleo de palma e coco, podem interferir na sinalização da dopamina no cérebro se consumidas em grandes quantidades.
Pesquisas em ratos mostram que dietas ricas em gordura saturada diminuem a sinalização da dopamina nas áreas cerebrais de recompensa. Há hipóteses de que altos níveis de gordura saturada possam elevar a inflamação, afetando o sistema de dopamina, mas são necessários mais estudos para confirmar esses efeitos.
Leia também | 6 alimentos que agravam as crises ansiedade segundo a ciência
A conexão entre o intestino e o cérebro é forte, e certas bactérias probióticas são capazes de produzir dopamina, influenciando o humor e o comportamento. Vários estudo relacionam que probióticos podem aliviar sintomas de ansiedade e depressão, embora o mecanismo exato ainda seja desconhecido. A relação entre os probióticos e a produção de dopamina requer mais investigação.
A mucuna (feijão-da-flórida)contém altos níveis de L-dopa, precursor da dopamina. Diversas pesquisas tem sugerido que seu consumo pode elevar naturalmente os níveis de dopamina, especialmente em pessoas com doença de Parkinson. É essencial seguir as recomendações de dosagem e consultar um profissional de saúde antes de fazer alterações na dieta ou suplementação.
O exercício físico é conhecido por melhorar o humor e aumentar os níveis de endorfina. Estudos mostram que a atividade física também pode elevar os níveis de dopamina, mas mais pesquisas são necessárias para definir a intensidade, o tipo e a duração dos exercícios mais benéficos.
A dopamina liberada no cérebro promove sensações de alerta e vigília. Estudos indicam que os níveis de dopamina aumentam pela manhã, ajudando a despertar, e diminuem à noite, preparando para o sono. A falta de sono pode perturbar esse ritmo natural, portanto, manter um sono regular e de qualidade ajuda a equilibrar os níveis de dopamina e melhora a sensação de alerta durante o dia.
Ouvir música é uma maneira divertida e eficiente de estimular a liberação de dopamina no cérebro. Pesquisas em humanos e animais já mostraram que a música pode aumentar os níveis de dopamina, e a terapia musical mostra potencial como tratamento alternativo ou suporte para pessoas com distúrbios de humor como depressão ou condições como TDAH.
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…