A Alemanha está vendo uma escassez de trabalhadores qualificados que aumentou drasticamente, especialmente nos setores social e educacional, saúde, assistência, construção, tecnologia e engenharia. Simultaneamente, a demanda por mão de obra pouco qualificada também tem crescido.
Muito embora os estados-membros da União Europeia continuem sendo a fonte da maioria da migração na Alemanha, a verdade é que seu potencial migratório está diminuindo devido ao envelhecimento e à redução populacional similar.
Dessa maneira, o recrutamento de trabalhadores de países terceiros, como o Brasil, se torna cada vez mais importante para a Alemanha continuar a desenvolver sua economia, onde, mesmo com reformas recentes, o recrutamento de estrangeiros ainda é inadequado, e o governo alemão está se esforçando para atrair pessoas de fora da Europa.
Dados da Comissão Europeia, apontam que a falta de trabalhadores qualificados na Alemanha, já limita 42% do setor de serviços do país, 34% do setor industrial e 30% do setor de construção.
Profissões com maior escassez na Alemanha
A Alemanha é conhecida por sua forte economia e alto padrão de vida, contudo, enfrenta um grande desafio: a escassez de mão de obra em vários setores. Pensando nisso, se você está planejando se mudar para outro país, a Alemanha pode ser o seu destino.
A escassez de mão de obra na Alemanha levou à criação da “Shortage Occupation List”, um catálogo de profissões com alta demanda em todo país. A Shortage Occupation List na Alemanha inclui uma variedade de ocupações em vários setores dos quais vamos te contar a seguir:
Na área da saúde
- Enfermeiros
- Cuidadores de idosos
- Médicos
- Veterinários
- Dentistas
- Farmacêuticos
- Fisioterapeutas
Educação
- Professores universitários
- Professores do ensino secundário
- Professores do ensino fundamental
- Educadores da primeira infância
Na área da engenharia
- Engenheiros mecânicos
- Engenheiros eletricistas
- Engenheiros civis
- Engenheiros de telecomunicações
- Engenheiros químicos
- Engenheiros ambientais
- Engenheiros de minas
Na área de TI
- Desenvolvedores de software
- Consultores de TI
- Administradores de rede
- Desenvolvedor web
- Programadores de aplicação
Profissionais sem formação
- Eletricistas
- Carpinteiros
- Encanadores
Na área de ciências biológicas
- Biólogos
- Zoólogos
- Profissionais de proteção ambiental
Leia +: Conheça os melhores países europeus para trabalhar em 2025
Nova lei facilita entrada de estrangeiros
A Alemanha está com um novo sistema que permite que o imigrante viva no país durante o período de um ano enquanto busca oportunidades de trabalho. Profissionais de áreas que sofrem com maior escassez de trabalhadores no país são os que possuem mais chances de preencher os pré-requisitos.
Vale destacar que para isso, será necessário conhecimentos básicos de alemão nível A1 GER ou inglês nível B2 GER. Com a Lei para o Desenvolvimento de Imigração Qualificada, especialistas em TI podem receber o Cartão Azul UE mesmo sem diploma sob duas condições:
- Ter experiência profissional de pelo menos três anos.
- Oferta de emprego específico como especialista em TI, com duração mínima de seis meses.
Quem não está relacionado ao setor de TI deverá apresentar diploma universitário comparável a um diploma universitário alemão, outra alternativa é comprovar qualificação de ensino superior com um período de formação superior a três anos.
O cartão Azul UE elimina a exigência de verificar se existem alemães ou cidadãos de outros países da União Europeia disponíveis no mercado de trabalho local.
Comentários estão fechados.