Nos próximos anos, o mercado de trabalho vai ser completamente transformado, empregos comuns, que não dependem da subjetividade, da mesma forma que profissões que não atendam mais às expectativas dos funcionários serão rejeitados.
A verdade é que desde a pandemia, setores impactados como hospitalidade, turismo, eventos, viagens entre outros estão mudando completamente seus perfis de emprego. Algo que já aconteceu e fez com que empregos fossem perdidos e indústrias dizimadas.
Logo, do potencial da automação, da transformação das atividades graças a inteligência artificial aos empregos e carreiras que não atendam mais às expectativas dos funcionários, teremos profundas mudanças em profissões e mercado de trabalho nos próximos anos, que poderão ser vistas em até cinco anos.
Profissões que veremos desaparecer em 5 anos
Muitas pessoas ainda são céticas com relação à grandes mudanças no mercado de trabalho em poucos anos. Contudo, esse é um fato que precisa ser aceito, inclusive um estudo da McKinsey descobriu que, até 2030, quase um terço dos empregos no mundo todo podem ser assumidos pela automação.
Isso não significa apenas trabalho no chão de fábrica, essa questão está se infiltrando em todos os setores, áreas com saúde, varejo ou mesmo indústrias criativas estão sentindo o impacto. A inteligência artificial não é algo de um futuro distante, ela já está aqui, agora mesmo, evoluindo e se reinventando.
A seguir, vamos te contar algumas das profissões que podem desaparecer completamente nos próximos anos, causando um grande impacto e transformação completa do mercado de trabalho a nível mundial.
Telemarketing
O telemarketing muito provavelmente será uma das primeiras profissões a serem extintas. Com avanços da IA e as preferências dos clientes mudando para interações digitais personalizadas, a chamada tradicional na maioria das vezes só serve para irritar os clientes.
Observando o cenário do marketing digital, as empresas estão cada vez mais dependentes de estratégias automatizadas por dados para envolver os clientes, mudança alinhada ao comportamento moderno do consumidor, assim como a melhora da eficiência geral do marketing e consequentemente dos resultados.
Agentes de viagem
As agências de viagem estão fadadas a se transformarem em algo 100% digital. Atualmente, você pode acessar diversos sites que vão te apresentar os melhores planos, melhores preços e melhores datas para viajar conforme seus objetivos.
Esse setor deve ganhar ainda mais profundidade quando a inteligência artificial assumir a busca personalizada para os clientes, onde ele poderá relatar rapidamente o que quer, e o sistema baseado em IA, encontrar milhares de opções de acordo com a solicitação em segundos.
Caixas
Gradualmente os sistemas de autoatendimento estão se tornando comuns de se ver nas lojas, mercados e outros estabelecimentos comerciais. Essa tecnologia apesar de não tão utilizada ainda, com muitos preferindo um caixa humano, está em fase de transição.
Em outras palavras, as pessoas ainda estão começando a se adaptar, mas conforme o tempo vai passando você começa a perceber cada vez mais pessoas optando pelo autoatendimento do que nos caixas convencionais, logo, conforme formos nos adaptando ao autoatendimento, os caixas gradualmente serão eliminados.
Trabalhadores da indústria
Quando a Revolução Industrial aconteceu, todas as pessoas que trabalhavam no campo se viram trabalhando em fábricas, fabricando máquinas que tornariam nossas vidas mais fáceis. Nesse processo, com avanço da tecnologia, essas mesmas pessoas estão encarregadas de construir máquinas que eliminaram a necessidade de humanos.
Uma coisa divertida de se analisar, é comparar a maneira como os carros eram construídos há cerca de 50 anos, e como eles são construídos hoje. Naquela época várias pessoas trabalhavam em conjunto para montar o produto final, enquanto hoje, você está assistindo a um software simples em ação.
Despachantes
Aos poucos, o serviço de despachante está sendo completamente eliminado. Hoje você pode consultar sua pontuação na carteira, fazer transferências e até mesmo assinar o recibo de transferência de maneira digital, apenas com o celular em mãos.
Logo, esse profissional está perdendo espaço para ferramentas e aplicativos online, onde podemos ter uma visão em 360 da situação dos nossos veículos, habilitação ou mesmo para realizar transferências após a compra e venda do veículo.
Caixas de banco
Se você analisar friamente o que era uma agência bancaria a 10 anos, e o que se tornou hoje em dia, perceberá que cada vez menos as pessoas estão indo aos bancos, as filas são muito menores, são menos caixas, menos gerentes, tudo isso porque o mundo está cada vez mais digital.
Com aplicativos em que você consegue resolver todos os seus problemas diretamente no seu celular, está ficando cada vez mais desnecessário se dirigir a um caixa de banco para realizar diferentes tarefas, ou seja, essa é uma área fadada a desaparecer nos próximos anos.
Empregos administrativos
Funções administrativas, entraram em queda nos próximos anos até uma possível extinção. À medida que a automação e inteligência artificial assumem tarefas rotineiras, os empregados focados na entrada manual de dados e tarefas administrativas repetitivas desaparecerão.
Adotar ferramentas de IA pode agilizar em centenas ou mesmo milhares de vezes processos administrativos, mudando o foco de tarefas mundanas para atividades muito mais estratégicas e de alto valor agregado. Adaptar-se a essas mudanças será extremamente necessário para permanecer relevante e prosperar neste cenário.
Comentários estão fechados.