O Auxílio Gás é um programa do Governo Federal criado pela Lei nº 14.237, de 19 de novembro de 2021 e regulamentado pelo Decreto nº 10.881, de 2 de dezembro de 2021, para diminuir o efeito do preço do gás de cozinha sobre o orçamento das famílias de baixa renda.
Segundo o governo, 5 milhões de famílias no país vão receber o benefício. O último pagamento do Auxílio Gás foi realizado em dezembro de 2023 junto ao calendário do Bolsa Família.
Sim. O Auxílio Gás será pago pelo governo federal em 2024. O primeiro pagamento do ano será realizado no mês que vem.
Para receber o Auxílio Gás, a família precisa comprovar que está em situação de pobreza e extrema pobreza. O beneficiário precisa estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e ter seus dados atualizados.
Deve ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo nacional (R$ 660) e receber o Benefício de Prestação Continuada da assistência social (BPC).
Também terão direito ao Auxílio Gás:
O valor do Auxílio Gás é calculado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A ANP divulga mensalmente o valor médio nacional do gás de cozinha, e o governo federal utiliza esses dados para definir o valor da parcela do benefício.
Para este ano, o governo estabeleceu que o valor do auxílio será reduzido para metade do valor médio nacional. Sendo, o primeiro pagamento do Auxílio Gás será em fevereiro e deverá ter um valor de R$ 50,39, aproximadamente.
As datas dos repasses seguem o calendário do Bolsa Família. O valor do Auxílio Gás será liberado em conta digital ou bancária. Caso a família não tenha acesso a uma dessas opções de conta, será aberta, automaticamente, uma poupança social digital, quando possível.
A validade da parcela do benefício do Programa Auxílio Gás é de 120 dias, contados da data em que for disponibilizado o benefício na opção de pagamento.
O pagamento do Programa Auxílio Gás poderá ser acumulado com outros benefícios, auxílios e bolsas do Programa Bolsa Família.
Leia também | 9 principais tecnologias previstas para serem lançadas em 2024
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…