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GRANDE ALERTA GERAL para os brasileiros cadastrados no Bolsa Família

Famílias inscritas no Bolsa Família e com dados desatualizados poderão perder o benefício. Fique atento a nova convocação

As famílias brasileiras de baixa renda inscritas no Bolsa Família poderão ser convocadas para que compareçam ao Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CRAS) para que possam confirmar seus dados de inscrição do programa.

A iniciativa de convocar as famílias do Bolsa Família ao comparecimento no CRAS faz parte do programa do governo de combate às irregularidades no programa social, isso porque, segundo o governo, milhares de famílias inscritas no Bolsa Família não se encaixam nos requisitos do benefício.

O novo pente-fino do Bolsa Família já está acontecendo a algumas semanas, e o governo está buscando detectar cadastros irregulares para abrir espaço no orçamento do programa para garantir a inclusão de novas famílias que fazem jus ao recebimento.

Como será feita a convocação?

Antes de explicarmos sobre a convocação, inicialmente é preciso lembrar que o governo não possui um grupo específico de famílias que são alvo do pente-fino, todavia, a maior parte das irregulares, segundo o governo, estão vindo de famílias compostas de somente um integrante.

Conforme informações do governo, cerca de 12 mil profissionais foram recentemente contratados para que possam ajudar na análise de dados cadastrais das famílias do Bolsa Família.

A convocação das famílias deverá ocorrer através de uma notificação através do aplicativo CadÚnico, logo, é importante se atentar para ter o app baixado no seu celular.

As famílias convocadas que não comparecerem ao CRAS poderão ter o Bolsa Família suspenso no próximo pagamento, então fiquem atentos.

Os prazos e horários da convocação deverão ser definidos individualmente por cada CRAS de cada município, que possui autonomia para realizar visitas nas casas dos beneficiários.

Como evitar o cancelamento do Bolsa Família?

Para não ter risco de perder o benefício, o principal ponto é manter os dados sempre atualizados no CadÚnico. Seja uma mudança de endereço, telefone, a entrada ou saída de algum integrante do grupo familiar, absolutamente qualquer mudança deve ser comunicada.

O prazo para que as famílias possam atualizar os dados é extremamente amplo, são até dois anos que as famílias têm para comunicar as mudanças. Assim, caso tenha ocorrido alguma mudança nos últimos dois anos e você ainda não tenha informado no CadÚnico, corra para atualizar todas as informações e evitar futuros problemas.

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