Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Holanda está contratando brasileiros: veja as profissões em alta

Se você tem o sonho de viver e trabalhar em outro país, a Holanda está repleta de oportunidades para trabalhadores de outras nações

Muitos brasileiros sonham em sair do Brasil, em busca de novas oportunidades de trabalho, uma mudança de vida e consequentemente garantir mais qualidade de vida no geral. Para quem busca viver em outro país, a Holanda tem se tornado cada vez mais um cenário interessante para brasileiros.

Atualmente, a Holanda possuí mais de 200 mil oportunidades de emprego que não estão sendo ocupadas, onde, os imigrantes, inclusive os brasileiros, podem se aproveitar para conquistar essa mudança de vida tão esperada e desejada.

Para ajudar você a realizar o seu sonho de viver em um país de ponta, repleto de oportunidades, a seguir, vamos te mostrar quais profissões estão em alta na Holanda (Países Baixos), dos quais você pode se interessar e se encaixar no seu perfil.

Como está o mercado de trabalho atual na Holanda?

O cenário atual do mercado de trabalho na Holanda, está muito vantajoso para pessoas de fora que querem viver no país, isso porque, nos mais variados setores do país, a Holanda vem enfrentando uma série escassez de mão de obra para preencher suas vagas de emprego.

Áreas como tecnologia da informação, gestão, engenharia, saúde e logística estão particularmente necessitando de mais profissionais, o que pode ser muito interessante para os brasileiros. Além disso, não somente ter vagas de emprego é o legal do país, outro fato interessante é a remuneração paga por lá.

Para se ter uma ideia, neste ano de 2024, o salário mínimo do país foi estabelecido em 13,27 euros por hora, algo semelhante a 2.123,20 mensais para quem trabalha 40 horas por semana, algo em torno de R$ 11.557,20 na conversão atual, lembrando que o custo de vida no país gira em torno de 1.500 euros por mês.

Outro fato super legal sobre a Holanda, é que o país orgulha-se de uma taxa de desemprego extremamente baixa, de apenas3,5%. Esta dado mostra a robustez do mercado de trabalho holandês. No entanto, este cenário de emprego traz consigo o desafio da escassez de trabalhadores qualificados, resultando em um número de vagas que supera o de candidatos disponíveis para preenchê-las.

Leia também | 5 países que incentivam a imigração de brasileiros

Profissões para brasileiros na Holanda

Atualmente a Holanda sofre com a escassez de mão de obra, principalmente nas seguintes profissões:

  1. Desenvolvedores de software e aplicativos
  2. Eletricistas e mecânicos eletrônicos
  3. Enfermeiros
  4. Engenheiros
  5. Especialistas em bancos de dados e redes
  6. Especialistas financeiros e economistas
  7. Gerentes de produção da indústria e construção
  8. Gerentes de varejo e atacado
  9. Mecânicos de automóveis
  10. Montadores de máquinas
  11. Trabalhadores de logística
  12. Técnicos de laboratório

Como conseguir visto para trabalhar na Holanda?

Se você se interessou pelas oportunidades e tem o desejo de viver na Holanda, é muito importante que entenda como funciona o processo para obter um visto de longa duração.

Dependendo do seu propósito de estadia – seja ele emprego, estudos, casamento, programa au pair, reunião familiar ou solicitação de asilo político – os requisitos para a solicitação de visto podem variar.

O primeiro passo para dar início ao seu pedido de visto de longa duração, conhecido como MVV, é dirigir-se ao Consulado-Geral dos Países Baixos em São Paulo. Após a sua chegada na Holanda, com o objetivo de estudar ou trabalhar, será necessário adquirir um cartão de residência. Este cartão, que formaliza sua estadia no país, pode ser de natureza temporária ou permanente, e é emitido pelo Serviço de Imigração e Naturalização holandês (IND).

Embora o cartão de residência só possa ser obtido dentro dos Países Baixos, existe a possibilidade de solicitá-lo juntamente com o MVV. Para isso, você pode precisar visitar uma embaixada holandesa ou contar com um patrocinador em uma das nações relevantes.

Ao solicitar o MVV no Brasil, alguns dos documentos necessários incluem:

  • Um passaporte válido;
  • Passagens aéreas;
  • Certidões de casamento, nascimento, entre outras, todas devidamente traduzidas por um tradutor juramentado e legalizadas;
  • Comprovante de meios financeiros para sustentar sua estadia na Holanda.

Comentários estão fechados.