Chamadas

MEI ganha direito de pagar dívidas com 50% de desconto

Você é um Microempreendedor Individual (MEI) e está com dívidas em aberto? Saiba que é possível garantir descontos de até 50% caso suas dívidas sejam relacionadas ao governo federal. A notícia é muito animadora, principalmente para quem tem muitos débitos em aberto e que regularizar a situação.

Existem cinco alternativas disponíveis para solucionar questões pendentes com o órgão fiscal, cada uma delas com condições adequadas às necessidades de cada pequeno negócio. O processo de negociação ocorre de forma online, por meio do portal Regularize da PGFN.

Contudo, quem está esperando para regularizar suas pendências deve ficar atento ao prazo para adesão do desconto. Tendo em vista que, segundo informado pelo órgão fiscal, o prazo vai até o dia 29 de setembro.

Leia também | MEI: Conheça todas as linhas de crédito disponíveis para contratação

Como participar?

Os interessados em participar devem estar inscritos na dívida ativa da União. Caso não esteja com a dívida inscrita, será preciso entrar em contato junto ao órgão correspondente. Por exemplo, se a dívida é com a receita federal, será possível consultar e negociar a dívida através do portal do Simples Nacional.

Segundo informado pelo Sebrae, é fundamental que os interessados observem as especificações de cada anúncio.

Conforme orientações do Sebrae, é fundamental atentar-se às especificações de cada anúncio. Por exemplo, a opção de “transação de pequeno valor” destina-se exclusivamente a pessoas físicas, MEI, microempresas e pequenas empresas.

Essa modalidade viabiliza a negociação de dívidas de até 60 salários mínimos, com a possibilidade de descontos de até 50% do valor total do débito.

Na opção de “Transação para débitos de difícil recuperação” ou “irrecuperáveis”, apenas dívidas que estão inscritas há mais de 15 anos ou suspensas por decisão judicial por mais de 10 anos, entre outras condições, podem ser objeto de negociação.

Já na modalidade de “Transação garantida por seguro garantia ou carta fiança”, destina-se a contribuintes que possuem uma decisão final desfavorável e cujas dívidas são garantidas por seguro garantia ou carta fiança, antes da ocorrência de sinistro ou início da execução da garantia.

Por fim, no caso da opção de “Transação conforme capacidade de pagamento” esta oferece maior prazo para pagamento da dívida. Conseguindo garantir até 145 meses (sendo 12 parcelas iniciais e o restante em até 133 parcelas), tudo isso além dos descontos de até 100% tanto para juros, encargos ou multas.

Ricardo

Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país.

Postagens recentes

5 situações que a revisão pode aumentar o valor da aposentadoria em 2026

Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…

1 semana atrás

Faculdade para se formar rápido? Veja os cursos mais rápidos do Brasil

Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…

2 semanas atrás

15 doenças mais ‘fáceis’ se aposentar pelo INSS

Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…

2 semanas atrás

11 doenças na coluna que podem dar direito a aposentadoria em 2026

Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…

2 semanas atrás

15 países com os melhores sistemas de aposentadoria do mundo

O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…

2 semanas atrás

Aposentadoria por obesidade: Consulte se você tem direito

A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…

2 semanas atrás