Você já se perguntou como estará o mercado de trabalho nos próximos 5, 10 ou 20 anos? Geralmente, quando pensamos no futuro, parece que cada vez mais ele será competitivo, acirrado e difÃcil, e isso não é mentira, realmente teremos grandes transformações.
Muitos relatórios como do Fórum Econômico Mundial e outros são claros em dizer que a automação substituirá grande parte da força de trabalho, ou mesmo que com a automação os trabalhadores estarão exercendo atividades diferentes das que exercem hoje.
Pensar nisso é algo preocupante, mas não precisa ser desesperador, afinal de contas, todas essas mudanças acontecerão gradualmente em nossas vidas, então não será um impacto que acontecerá inesperadamente, estaremos no meio e vivendo essa transformação, que muitas vezes acaba sendo pouco percebida.
É só pararmos para pensar em modelos de negócios e empregos que não existem mais e foram substituÃdos, dos quais como estávamos vivendo aquilo foi normal, a exemplo, as locadoras de filmes e seus funcionários, que foram completamente dizimados graças as plataformas de streaming.
Dessa forma, não é preciso se desesperar, a mudança será gradual, mas diante dessa mudança, cabe a você se adequar ao que está por vir, ou simplesmente ficar parado no tempo e deixar passar as oportunidades.
Se você é uma pessoa que quer estar sempre a frente, então é fundamental conhecer algumas das profissões que devem acabar nos próximos anos, de modo a evitar que você esteja na contramão da transformação tecnológica.
1. Trabalhos de escrita e edição
Se você tem utilizado IAs como o ChatGPT, já sabe que essa ferramenta é muito boa para ajudar a escrever e verificar erros. Dessa maneira, trabalhos que envolvem a escrita simples, ou mesmo correção, podem ser assumidos pela IA no futuro, podendo analisar e desenvolver textos com velocidade milhares de vezes maior que qualquer humano.
2. Tradutor de idiomas
As tecnologias baseadas em IA estão se provando excelentes ferramentas para traduzir idiomas, e diferente de tradutores normais que fazem apenas a tradução direta, sem contexto, o que pode gerar erros, não acontece com as IAs que conseguem compreender e traduzir informações com total compreensão do contexto em si.
3. Trabalhadores básicos de design gráfico
Ferramentas com Dall.E e Midjourney atualmente podem criar gráficos, logotipos, fotos, pinturas e muito mais em poucos segundos a partir da descrição das pessoas. Logo, em segundos o cliente poderá ter milhares de ideias de logo, de banners, do qual o designer gráfico levaria muito tempo.
4. Trabalhadores de entrada de dados
os sistemas de Ia podem realizar diversas tarefas, entre elas buscar e inserir dados com base nas necessidades dos usuários. Como consequência, cada vez menos se faz necessário pessoas para trabalhar com entrada de dados e inserir informações manualmente.
5. Trabalhos de suporte administrativo
Muitas das funções do administrativo, como agendar reuniões, organizar documentos, marcar compromissos, entre outros, podem ser completamente tratadas pela IA, onde cada vez mais empresas utilizam e vão utilizar essas IAs para realizar tarefas administrativas, necessitando cada vez menos de humanos para isso.
6. Funções de telemarketing
O nascimento de chatbots orientados por IA e sistemas de marketing automatizados, farão com que cada vez menos humanos sejam necessários para as áreas de telemarketing. As empresas estão voltando cada vez mais suas atenções em soluções de IA para alcance do cliente, levando a um declÃnio das funções tradicionais.
7. Caixas
É bem difÃcil que em alguma cidade, em algum mercado, banco, ou outro estabelecimento já não tenha totens de pronto atendimento para passar as compras dos clientes. Esses poucos totens que estamos vendo aos poucos, já estão substituindo humanos, ou seja, são empregos que não voltam mais.
Cada vez mais, isso será comum, quiosques automatizados, estabelecimentos de shoppings, seja lojas, restaurantes e muito mais. A verdade é que o que vemos é só o começo, de uma era em que lideramos somente com telas para realizar nossas ações e não mais com pessoas.
Comentários estão fechados.