Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

7 ideias de negócio super lucrativos e baratos para idosos abrirem

Muitos idosos estão em busca de completar suas rendas, talvez, um emprego formal já não seja mais a melhor ideia, mas ainda, sim, estão buscando alternativas diferentes para conseguir dinheiro, afinal de contas, para muitos deles o valor recebido de aposentadoria já não é mais suficiente para cobrir as despesas.

Além disso, com o aumento da expectativa de vida, cada vez mais encontramos idosos mais ativos, que não querem ficar parados e querem utilizar a energia que tem, conseguindo faturar mais. Para esse público uma das melhores opções é o empreendedorismo.

Um dado muito interessante sobre o empreendedorismo na terceira idade, é que, segundo o último levantamento realizado pelo Sebrae em 2023, atualmente temos mais de 650 mil idosos trabalhando em seus negócios próprios, ou seja, é mais uma motivação para que você possa começar sua empresa.

Se você é uma dessas pessoas, que está em buscar de ganhar dinheiro e vê muitas oportunidades no empreendedorismo, nós decidimos separar algumas ideias de negócios super interessantes que podem ir de acordo com o seu perfil, e o melhor de tudo é que, não necessariamente você precisará trabalhar o dia inteiro para conseguir lucrar.

Leia também | Idosos acima dos 60 anos podem financiar um imóvel?

Ideias de negócio para idosos

Muitos idosos possuem diversa habilidades e conhecimentos que podem ser utilizados para empreender, e o melhor é que, com vasta experiência, muitas vezes é possível começar um negócio próprio sem precisar de altos investimentos. Se você quer começar um novo negócio, a seguir, vamos te apresentar algumas excelentes opções que podem se encaixar no seu perfil.

Escritor

Muitos idosos possuem muita experiência de vida, seja com relação a histórias de superação, amor, perdas, ganhos. Então, por que não utilizar todo o seu conhecimento para compartilhá-los ao mundo? Você pode fazer isso de duas formas diferentes, escrevendo livros ou tendo seu próprio blog.

No caso de escrever livros, até pouco tempo atrás, publicar livros era algo bem difícil, afinal, era preciso ter sorte para chamar a atenção de alguma editora que acreditasse no seu material para colocá-los em livrarias, um processo que era extremamente lento e burocrático.

Mas hoje em dia, você pode disponibilizá-lo para venda de diferentes formas, inclusive digitalmente em plataformas online. Existem muitas plataformas como hotmart ou outros marketplaces que podem publicar e vender o seu livro.

Consultoria

Trabalhou anos em um mercado específico, do qual você possuí amplo conhecimento? Então aqui vai uma dica, ao invés de procurar um cargo para trabalhar formalmente, por que não prestar consultorias? O mercado geralmente opta por pessoas mais jovens para trabalhar, o que dificulta a reintegração de idosos no mercado de trabalho.

Contudo, quando é preciso de uma consultoria especializada para atender e compreender diferentes aspectos, pessoas mais velhas acabam tendo muitas vantagens devido ao seu longo currículo com diversas experiências e conhecimentos diferentes, que podem ser exatamente o que as empresas procuram.

Você pode oferecer seus serviços através de plataformas como o LinkedIn, que é uma rede social destinada ao mundo dos negócios, pode divulgar seus serviços em redes sociais, ou até mesmo conversando com amigos, ou com as empresas em que já trabalhou e trouxe bons resultados.

Artesanato

Muitos idosos possuem habilidades com artesanato, seja crochê, tricô, pintura, marcenaria. Então porque não transformar algo que é simplesmente um hobby para você em algo para ganhar dinheiro?

O melhor de tudo é que você não precisa abrir uma loja para isso, pode colocar seus produtos para vender em diferentes plataformas online, como Elo7, Mercado Livre, OLX, grupos do Facebook, entre outros. Além disso, o boca a boca, ou seja, falar com parentes, amigos e conhecidos sobre seu serviço podem te ajudar a começar.

Venda de doces, bolos, salgados

Caso você tenha experiência em fazer doces, bolos, salgados, você pode estar perdendo a oportunidade de lucrar. Existem inúmeras maneiras de começar esse negócio sem precisar sair de casa.

Você pode fazer doces, bolos e salgados para festas, vender bolos fresquinhos para que o pessoal possa comer no café da tarde, entre várias outras possibilidades. O melhor de tudo é que com as redes sociais você poderá divulgar seus produtos, mostrar o preparo e cativar pessoas a experimentar suas iguarias.

Outra vantagem desse tipo de negócio é que você pode oferecer para toda sua cidade através de aplicativo de delivery, como, por exemplo, iFood, Aiqfome, Rappi, entre outros.

Empresa de consignado

Uma coisa que muitos idosos gostam é de empréstimo, então uma boa ideia de negócio é começar uma empresa de empréstimo consignado. E calma, você não precisa ter um dinheirão guardado para começar sua empresa. Existem várias franquias de crédito consignado que lhe dão todo treinamento e estrutura adequada para que você comece sua empresa.

Você poderá pegar um pequeno comodo na sua cidade para começar, e como deve ter muitos conhecidos idosos, saiba que boa parte deles deve estar interessado em um empréstimo consignado, fazendo com que seu negócio já comece dando certo logo no começo, lembrando que existem franquias de todo preço, desde as mais caras até as mais em conta, o importante é escolher uma marca que realmente entregue o que oferece.

Atelier de costura

Muitos idosos são profissionais na costura e podem abrir um atelier para começar a lucrar. Uma tendência atual de pessoas bem sucedidas é ter peças de roupas exclusivas e sob medida. Esse mercado está crescendo muito no Brasil e no mundo nos últimos anos.

Na verdade, está cada vez mais difícil achar uma costureira com tempo livro para criar peças sob medida ou ainda realizar ajustes. Esse negócio, além de aproveitar suas habilidades manuais, podem te ajudar a ganhar muito dinheiro, e você pode divulgar seus serviços em redes sociais e até mesmo no Google.

Guia turístico

Se você tem energia de sobra e conhece muitos pontos que são de interesse turístico, oferecer esse tipo de serviço na sua região pode se tornar uma excelente forma de lucrar, compartilhando seu conhecimento por áreas turísticas do qual vão além de visitar, mas sim conhecer a história por trás.

Você pode oferecer seus serviços através de agências de turismo local, em hotéis ou até mesmo por site como o TripAdvisor. Um diferencial para conseguir clientes pode ser ter um carro próprio para que você possa levar as pessoas aos pontos exatos e apresentá-los um por um.

Comentários estão fechados.