A sociedade, economia e a tecnologia estão mudando muito rapidamente. Em apenas uma década, novos empregos como “engenheiro de fintech”, “especialista em Inteligência Artificial”, “especialista em conteúdo digital”, foram criados.
Segundo o Future of Jobs Report 2023 do Fórum Econômico Mundial, os empregadores estimam que 44% das habilidades dos trabalhadores devem ser interrompidas nos próximos quatro anos, em outras palavras, apenas 56% das pessoas precisaram das habilidades básicas que atualmente usam no trabalho.
Além dessas mudanças, claramente o mercado começará a procurar por profissionais que estejam alinhados com esses avanços, mudanças, e que façam parte de toda essa transformação.
Justamente por isso decidimos listar 7 profissões consideradas carreiras do futuro, que terão alta demanda, valorização e destaque, das quais você pode começar a se preparar para elas hoje mesmo.
Especialista em IA
A inteligência Artificial (IA), é uma tecnologia que chegou para ficar, saiba que não é algo passageiro, e daqui para frente será uma tendência que crescerá e se escalará cada vez mais a níveis globais e em basicamente todos os setores que conhecemos.
Para se tornar um especialista em IA, é muito importante que você adquira um sólido conhecimento em ciência da computação, aprendizado de máquina e estatística. Saiba que essa é a profissão cotada para ser a mais valorizada nos próximos anos, podendo representar uma mudança de vida para quem se preparar para ela.
Especialista em sustentabilidade
Devido à luta contra mudanças climáticas, e necessidade de conservação ambiental e biodiversidade, a sustentabilidade é uma preocupação fundamental para as empresas, e nos próximos anos os especialistas em sustentabilidade serão fundamentais para sucesso em áreas como transição energética, otimização de recursos naturais e assim por diante.
Para se tornar um especialista em sustentabilidade é necessário formação acadêmica relacionada a área. Onde diversas universidades oferecem programas de graduação e pós em estudos ambientais, ciências ambientais, gestão ambiental, entre outros.
Especialista em segurança cibernética
O mundo está cada vez mais conectado, cada vez mais, grandes volumes de dados são armazenados, e o problema disso é um: a ameaça que as empresas e governos vão ter que lutar diariamente para manter esses dados em segurança. Justamente onde o especialista em segurança cibernética utilizará seus conhecimentos para defender dados.
Para atuar na área é preciso inicialmente ter uma graduação em tecnologia da informação. Feito isso será necessário buscar atualizações voltadas a sistemas de hardware, redes, dispositivos móveis, ou mesmo prestar mais atenção a blockchain, criptografia, deepfakes e deeppweb e assim por diante.
Desenvolvedor de blockchain
Uma das tecnologias que estão ganhando mais importância nos últimos anos é o blockchain, sendo utilizados em tarefas digitais porque descentraliza o gerenciamento de dados de maneira muito mais segura e versátil. Esse profissional projeta arquiteturas de rede e protocolos de segurança.
Para ser um desenvolvedor de blockchain, cotado para ser uma das mais importantes carreiras para o futuro, será necessário ter habilidades de programação, estrutura de dados e segurança cibernética.
Operador de equipamento agrícola
A expectativa é que até 2050, a população mundial salte de 8 para 9 bilhões de pessoas. Logo, com a produção de alimentos cada vez mais calculada e sustentável, a demanda por profissionais que saibam trabalhar com tratores autônomos, equipamentos usados na agricultura, operar drones, entre outros, aumentará e muito para os próximos anos.
Engenheiro de robótica
A engenharia robótica está relacionada ao desenvolvimento e manutenção de sistemas automatizados de produção, abrangendo a parte eletrônica, mecânica e de programação de computadores. E como cada vez mais a indústria ser automatizada, mais importância o engenheiro de robótica terá para o mercado.
Especialista em transformação digital
Vivemos em uma economia cada vez mais digital, como consequência, veremos cada vez mais especialistas em digitalização por aí. Esse profissional será cada vez mais necessário, principalmente para transformar modelos de negócio em novos negócios e ambientes digitais sem comprometer a cultura corporativo ou procedimentos internos.
Para atuar como um especialista em transformação, existem muitos caminhos, contudo, geralmente são profissionais que possuem formação em engenharia computacional ou de telecomunicações.
Comentários estão fechados.